Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Julho de 2010 às 08:48
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Mais de três mil cevas com fixação permanente já foram retiradas do rio Cuiabá pela equipe de fiscalização Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar. A ação tem caráter orientativo.

“É uma quantidade significativa, que foi apreendida até ontem (anteontem) à noite no trecho entre Cuiabá e a Barra do Aricá, em Santo Antônio de Leverger”, informou o superintendente de Fiscalização da Sema, tenente-coronel Paulo Serbija.

No início desta semana, os dois órgãos ambientais intensificaram o combate a este método de pesca considerado predatório e proibido pela Lei 9.096, criada ano passado com o objetivo de assegurar o equilíbrio ecológico, a conservação dos organismos aquáticos e a capacidade de suporte dos ambientes de pesca.

Até o município pantaneiro de Barão de Melgaço, a fiscalização terá percorrido aproximadamente 80 quilômetros do rio. A previsão é que as equipes, compostas por 30 pessoas, retornem à Capital nesta sexta-feira.

A ceva fixa geralmente feita com bóias ou galões é usada para armazenar o alimento, em especial milho e soja, no fundo do rio. O método altera ciclo natural da migração trófica (busca de alimentos), de forma que os cardumes deixam de se locomover em busca da comida e ficam sempre perto das cevas estabelecidas, ou seja, tornam-se presas fáceis.

O trecho entre Santo Antônio de Leverger, especialmente a Barra do Aricá, até as proximidades de Barão, concentra o maior número deste tipo de método proibido. O apetrecho oferece ainda risco às embarcações.

Pela legislação, as cevas tornaram-se apetrechos de uso proibido, da mesma forma como os espinhéis e redes. Identificados, os infratores são autuados e o produto da pesca, equipamentos, veículos e embarcações são apreendidos. A multa prevista varia de R$ 100 a R$ 1 milhão, dependendo da quantidade de material e pescado retido.

Todo o material apreendido será levado para um depósito localizado no Distrito Industrial e doados a instituições de caridade para reciclagem.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120840/visualizar/