Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 05 de Julho de 2010 às 21:32

    Imprimir


Com características modernas tanto na linguagem como no figurino, o monólogo tragicômico “Apareceu a Margarida” retrata o comportamento ditatorial de uma professora que não está adequada à realidade temporal de seus alunos. O espetáculo que procura por meio da denúncia do sistema de ditadura militar do passado levar o público a refletir sobre as atuais ditaduras vividas, é uma montagem do Teatral Grupo de Risco com atuação de Arce Correa e apresenta-se no palco do Cine Teatro Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira, às 20h.

A primeira vista, “Apareceu a Margarida”, parece tratar-se de uma peça sobre educação que procura nos mostrar como era o nosso sistema de ensino antigamente com alunos obedientes e professores autoritários. Na verdade, a peça escrita no inicio dos anos setenta, é um alerta para acordar os muitos alienados para as crueldades e os estragos que o regime político militar estava causando ao país. Apesar de tratar de um tema passado, o diretor do espetáculo João Lima, afirma que é possível contextualizá-la também nos tempos atuais. “Ainda precisamos ser acordados, alertados, chacoalhados para percebermos que continuamos alienados, manipulados como antes. Mas por outras ditaduras”, comenta.

É buscando colocar em pauta essas atuais ditaduras vivenciadas ativa e passivamente que o Teatral Grupo de Risco realiza após os dois espetáculos a Roda de Conversa “Ditaduras: Pedagogia do autoritarismo”. Segundo o ator Acer Correa, o objetivo da ação é pensar nos padrões, modelos e referenciais absurdos de qualidade impostos atualmente. “Esses padrões dão origem a cidadãos apáticos, desarticulados e alheios ao seu poder de transformação”, explica.

Na montagem, a personagem Dona Margarida interpretada por Arce Correa, é apresentada como o retrato fiel do ser humano com toda a sua complexidade e contradições exaltando a característica manipulável do ser humano. O espetáculo tem produção de Paulo Matoso, cenário de Márcia Gomes, iluminação de Cadu Fluhyr e produção gráfica de Paula Bueno e Mary Saldanha. O texto escrito em 1973 por Roberto Athayde, já recebeu mais de 300 montagens pelo mundo afora, inclusive na Broadway. No Brasil, já foi encenado por Marília Pêra.

Os ingressos para a peça custam 20 reais e 10 reais meia entrada e podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir desta terça-feira (06.07), das 14h às 18h. Nos dias de espetáculo, quinta-feira (08.06) e sexta-feira (09.06), a bilheteria atende até cinco minutos antes de iniciarem as apresentações.

Oficina

Além de receber as duas encenações de “Apareceu a Margarida”, o Cine Teatro Cuiabá realiza na sexta-feira (09.06), o workshop Consciência e Expressão Corporal.  Ministrado pelo ator e bailarino Arce Correia, o workshop é oferecido gratuitamente pelo Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) e tem duração de quatro horas, das 08h às 12h.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no foyer do Cine Teatro Cuiabá até quinta-feira, das 14h às 18h. O workshop disponibiliza 20 vagas e é direcionado para bailarinos e atores com ou sem experiência com idade a partir de 12 anos.

Arce Correa

Arce é integrante do Teatral Grupo de Risco desde 1998 e em sua trajetória de doze anos de teatro em Campo Grande, conquistou varias premiações. Foi ator, diretor, bailarino, coreógrafo, oficineiro, preparador corporal de atores e criou a famosa personagem de performance de comédia e humor, com a qual se apresenta há quase dez anos, Maria Quitéria.

O ator tem uma formação para as artes cênicas através de diversas oficinas e cursos sobre técnicas de clown, interpretação, direção, expressão corporal, circo, além de Balé Clássico, dança-teatro e dança contemporânea. Atua também como preparador corporal de atores e bailarinos, desenvolvendo um trabalho de consciência e expressão corporal.

Arce traz no currículo atuações para o “Projeto Colcha de Retalhos” e para a “Ginga Cia de Dança”, onde também atuou como coreógrafo de “Um tema para quatro”. Também coreografou espetáculos da “Uruato Cia Guaicuru de Artes”, como “A Saga de Mane do Boi”, é assistente de direção e ator de “O Voô do guerreiro beija-flor”, e preparador corporal e oficineiro do grupo “Circo do Mato” e “Afrodite-se”.

Serviço:

ESPETÀCULO

Monólogo “Apareceu a margarida”
Quinta-feira, 08 de julho, às 20h.
Sexta-feira, 09 de julho, às 20h.
Ingressos: 20 reais e 10 reais meia entrada.
Horário de atendimento da Bilheteria: de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, e em dias de espetáculo das 14h até 5 minutos antes de iniciarem as apresentações.

OFICINA

Workshop “Consciência e Expressão Corporal”
Sexta-feira, 09 de julho, das 08h às 12h
20 vagas
Gratuito
Inscrições no Cine Teatro Cuiabá de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, ou até esgotarem as vagas.
Informações: (65) 3624-5845






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124401/visualizar/