Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 05 de Julho de 2010 às 09:59

    Imprimir


A procura dos consumidores por aparelhos eletrônicos, impulsionada pela Copa do Mundo de futebol, foi o principal motivo para a alta de 0,1% apurada em junho ante maio pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, descontadas as influências sazonais.

Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (5) pela Serasa Experian, o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática apresentou avanço de 1,5% em junho.

O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas foi o único outro que também apresentou alta (de 0,1%) em relação a maio, enquanto todos os outros setores pesquisados tiveram queda.

Os destaques negativos foram os segmentos de material de construção (baixa de 4,2%) e veículos, motos e peças (recuo de 4,1%). Segundo a Serasa, a queda no setor de veículos pode ser explicada pelo fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na comparação com o mês de junho de 2009, apenas o setor de combustíveis e lubrificantes (baixa de 0,6%) apresentou recuo no indicador do mês passado. As principais altas ante o mesmo mês do ano anterior foram apuradas em móveis, eletroeletrônicos e informática (14,2%) e material de construção (13,1%).

No entanto, pela primeira vez no ano, de acordo com a Serasa Experian, a taxa de crescimento da atividade no varejo ficou abaixo de 10% na comparação com mesmo mês do ano passado, ao atingir alta de 9,2%.

Motivos

Segundo os economistas da Serasa, isso pode ser explicado pela elevação da base de comparação, já que a economia brasileira começou a se acelerar a partir do fim do primeiro semestre de 2009. Os técnicos apontam ainda que, com o desaquecimento previsto para os próximos meses na economia brasileira, a atividade varejista também deverá seguir em desaceleração, com taxas anuais de crescimento inferiores a 10%.

Acumulado

No acumulado do ano até junho, o indicador de atividade do comércio registra alta de 10,7%, com destaque para o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática (18,1%) e veículos, motos e peças (18,7%). O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem por base as consultas mensais realizadas ao banco de dados da Serasa Experian. A amostra é composta por cerca de 6 mil empresas comerciais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124515/visualizar/