Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2010 às 18:50
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


Marcos Vergueiro/Secom-MT
Instalado o Governo Itinerante em Tangará da Serra
Instalado o Governo Itinerante em Tangará da Serra

O governador de Mato Grosso Silval Barbosa e o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural Jilson Francisco da Silva assinaram minutas de convênios pelo Fundo de Desenvolvimento Florestal, MT–Floresta para o municípios de Arenápolis e Nortelândia. Participaram da assinatura os respectivos prefeitos Farid Tenório Santos e Neurilan Fraga.

Com Arenápolis o convênio é para estruturação do Viveiro Municipal no valor de R$ 157.000,00 com a capacidade de produção de 80.000 mudas/ano para recuperação de áreas degradas e matas ciliares.

Para Nortelândia o convênio será para a construção de uma estufa de 2.000 m2, no Viveiro Municipal no valor de R$ 257.000,00 com a capacidade de produção de 30.000 mudas/ano também para recuperação de áreas degradas e matas ciliares.

“As ações do Governo do Estado, por meio da Seder e do MT Floresta, têm uma preocupação especial com as questões ambientais relacionadas às pesquisas, ao florestamento, reflorestamento e manejo florestal. Por isso, a liberação de recursos para esses projetos são fundamentais”, avaliou Jilson ao demonstrar a proporcionalidade na distribuição dos recursos sendo: 10% para pesquisas, 15% às áreas degradadas e matas ciliares, 15% para controle e fiscalização, 50% atividades econômicas e 10% atividades administrativas e educação ambiental. “Os viveiros florestais têm a finalidade de produção de florestas nativas e exóticas, a multiplicidade dos projetos são interessantes para prefeituras, iniciativa privada e para o Estado, enfim é importante para Mato Grosso”, concluiu.

MT FLORESTA

Criado por meio da lei complementar número 233, de 21 dezembro de 2005, o MT-Floresta é considerado a legislação ambiental mais rigorosa do país. A Lei que auxilia na viabilização de projetos de reflorestamento, viveiros de mudas de essências florestais nativas, comerciais ou frutíferas, funciona em parceria com os consórcios intermunicipais. O MT-Floresta é subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder). Fazem parte do Conselho Gestor representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso (Sicme), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Amef, Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Artfloresta e Fetagri-MT.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126898/visualizar/