Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 19:37
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


Marcos Negrini/Setecs-MT
Governo do Estado inaugura unidade de inclusão digital, sala de Fisioterapia e entrega cobertores e filtros de água para Associação Coxipoense de Deficientes, no Bairro Pedra 90
Os duzentos deficientes integrantes da Associação Coxipoense de Deficientes (ACD), localizada no Pedra 90, em Cuiabá, receberam, na quarta-feira (16.06), da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), investimentos significativos para a promoção de sua inclusão social e melhoria da qualidade de vida, com a entrega, feita pela secretária Roseli Barbosa, de uma unidade de inclusão digital, 300 cobertores, 100 filtros e um veículo para atender a clientela da instituição. Na ocasião também foi assinado um convênio para a realização, de um curso profissionalizante de almoxarifado para 25 deficientes.

“Sei das dificuldades e barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam e também conheço de perto a luta, de anos, do Vantoer (presidente da ACD). Por isso, estou muito feliz de poder estar entregando os filtros e cobertores e inaugurando esse telecentro, que será uma ferramenta importante para capacitar os jovens e adultos e ajudá-los a ter mais condições de se inserir no mercado de trabalho”, afirmou a secretária.

Para o presidente da ACD, Vantoer Batista de Souza, os dez computadores da nova unidade cumprirão o papel de promover a inclusão social e digital. “O progresso social é a meta deste governo, que sempre atendeu as solicitações das minorias. O governador e a dona Roseli são nossos parceiros antigos, desde quando ainda não tínhamos esta sede, que, aliás foi construída quando ele ainda era vice-governador,” lembrou o presidente.

Na mesma sede, além da nova unidade de inclusão digital, também foi montada uma unidade descentralizada do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (CRIDAC), onde será feito o tratamento fisioterápico dos deficientes. “Não queremos inclusão social de faz-de-conta, mas uma inclusão real, ampla, como esta que recebemos, hoje, que nos auxilia a sermos cidadãos plenos, autônomos” comemorou Vantoer.

Para o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com deficiência, Mário Lúcio, essas ações do Governo do Estado e outras, como a criação do Conselho, vem ao encontro das necessidades dos 16,3% da população de Mato Grosso portadores de algum tipo de deficiência. “Este é um trabalho de inclusão, resultado da nossa luta para a conscientização dos gestores, para que voltem os olhos a nós, que também somos cidadãos”.

Moradora do Pedra 90, a dona-de-casa Fátima Alves dos Santos, 44, cuidadora, em tempo integral de Ana Paula, 14 anos, portadora de deficiência mental leve, não tem computador em casa e espera usar, com a filha, o novo espaço. “Será ótimo não só para ela como para todos os outros deficiente e suas famílias poder se familiarizar com o mundo digital,” opina.

Também participaram da solenidade, a presidente da Associação Mato-grossense dos Deficientes, Lília Suely Alves dos Santos e representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127074/visualizar/