Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 08 de Junho de 2010 às 14:20

    Imprimir


Com a aquisição da atividade de Transmissão da Areva T&D no dia 7 de junho de 2010, a Alstom alcança uma etapa decisiva de seu desenvolvimento, constituindo um novo Setor, chamado de Alstom Grid, que vem se somar aos já existentes de geração de energia elétrica e transporte ferroviário: Alstom Power e Alstom Transport. Esta aquisição, no valor de 2,3 bilhões de Euros, dá uma nova dimensão ao Grupo, que passa a ter, com suas três atividades, um faturamento superior a 23 bilhões de Euros[1][1] e empregar mais de 96.000 pessoas.

Esta aquisição acontece após o lançamento de uma oferta de aquisição da Areva T&D, em parceria com a Schneider Electric, anunciada em julho de 2009. No final de novembro de 2009, a Alstom e a Schneider Electric entraram em uma negociação exclusiva com a Areva para adquirir seus negócios de transmissão e distribuição, e então assinaram o acordo de aquisição no final de janeiro de 2010. O encerramento desta transação ocorreu ontem, de acordo com o cronograma planejado.

"A Alstom Grid, que constitui a atividade de transmissão de alta tensão da Alstom, será o terceiro pilar do Grupo, além de Power e Transport. Este setor se beneficiará de todas as sinergias e recursos de que o Grupo dispõe, em particular de sua rede internacional presente em 70 países, suas capacidades tecnológica e industrial e dos vínculos já existentes entre a transmissão de energia elétrica de alta tensão e a geração de energia elétrica", declara Patrick Kron, Presidente mundial e CEO da Alstom.

Como terceiro setor do Grupo Alstom, ao lado da Alstom Power (13,9 bilhões de Euros de faturamento em 2009/10, 50.000 funcionários) e da Alstom Transport (5,8 bilhões de Euros de faturamento em 2009/10, 25.000 funcionários), a Alstom Grid registrou mais de 3,5 bilhões de Euros de faturamento em 2009. Empregando 20.000 pessoas, distribuídas em mais de 90 unidades industriais ao redor do mundo, a Alstom Grid está entre os três maiores grupos especializados em transmissão de energia elétrica, com a ABB e a Siemens.

"A Alstom Grid traz aos seus clientes mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento de redes elétricas, tecnologias avançadas e expertise em segmentos-chave, tais como a eletrônica de potência, a ultra-alta tensão, as interconexões em corrente contínua, a integração das energias renováveis e as soluções de gestão das redes. A Alstom Grid dispõe de todas as vantagens necessárias nos planos tecnológico, industrial e humano para ser um dos maiores players em redes inteligentes (smart Grids) do futuro", afirma Henri Poupart-Lafarge, Presidente da Alstom Grid.

O novo Setor, cuja sede está localizada na França, no bairro parisiense de negócios La Défense, organiza-se em quatro atividades principais: Produtos (equipamentos elétricos para a transmissão de energia em alta e ultra-alta tensão, 53% do faturamento), com posição de liderança mundial em matéria de secionadores e transformadores para instrumentos; Sistemas (gestão das redes elétricas e grandes projetos turnkey, 34% do faturamento), atividade cujas competências em eletrônica de potência o fazem um líder mundial para  equipamentos de corrente contínua de alta tensão (HVDC); Automação (sistemas de informação avançados para a gestão em tempo real das redes elétricas); e Serviços.

Geograficamente, o faturamento de 2009 se distribui de forma equilibrada entre a Europa (27%), o Oriente Médio e a África (31%), Ásia-Pacífico (28%) e as Américas (14%). Além do contexto atual de desaceleração induzida pela crise econômica, a atividade de Transmissão é parte de um mercado mundial cujo crescimento é avaliado em 3% por ano, para os próximos cinco anos.

A Alstom Grid espera se beneficiar desta dinâmica para estabilizar seu desenvolvimento, fortalecer sua posição em mercados-alvo, tanto no plano geográfico quanto tecnológico. Conta desde já com sua forte presença na Europa, Oriente Médio, Índia e América Latina, onde planeja crescer. A Alstom Grid espera também reforçar-se em duas áreas importantes como China e América do Norte, essenciais para seu crescimento futuro, aumentando sua participação de mercado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128701/visualizar/