Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 07 de Agosto de 2013 às 08:05
Por: Alex Fama

    Imprimir


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou, ontem, a lista com os 100 políticos mais influentes do Congresso Nacional, também conhecida como "Cabeças do Congresso". Dos 11 parlamentares federais mato-grossenses (três senadores e oito deputados), apenas dois aparecem na lista. São eles, os senadores Pedro Taques (PDT) e Blairo Maggi (PR).


 
De acordo com o levantamento, Taques tem como melhor habilidade ser um bom debatedor, enquanto Maggi tem o poder da negociação como sua melhor habilidade política. A publicação também aponta os nomes dos parlamentares que estão em "ascensão" este ano. De Mato Grosso, nesta listagem, aparece apenas o nome do deputado federal Nilson Leitão (PSDB). 


 
Entre os 100 nomes escolhidos, 61 são deputados e 39, senadores. O partido com mais representantes nessa "elite" é o PT, com 26 deputados e senadores. Em seguida está o PMDB, com 16 congressistas. Em terceiro vem o PSDB, com 12. O Diap seleciona congressistas que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício dos seguintes atributos: negociar projetos, conduzir debates, articular interesses e formular políticas públicas.


 
Segundo a metodologia do estudo, para a classificação dos "cabeças" o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais.


 
Os demais parlamentares federais de Mato Grosso são o senador Jayme Campos (DEM), os deputados federais Carlos Bezerra (PMDB), Wellington Fagundes (PR), Valtenir Pereira (PSB), Pedro Henry (PP) - este já figurou nesta lista há alguns anos, Eliene Lima (PSB) e Homero Pereira (PSB) - está licenciado tratando de uma doença.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13016/visualizar/