Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 20 de Maio de 2010 às 15:44
Por: Adriana Scorza / Dimas Ximenes

    Imprimir


Com o objetivo de integrar as ações de segurança alimentar e nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nos Estados, a Pasta promove encontros regionais com gestores públicos que trabalham em Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Banco de Alimentos, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outras iniciativas de agricultura urbana.

Nesta semana - de 19 a 21 de maio (quarta a sexta-feira) - acontece o segundo encontro regional da Região Sudeste II (Minas Gerais e Espírito Santo), Centro-Oeste e Norte, no Município de Contagem (MG). Nesta quinta-feira (20), o evento conta com a presença do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira.

Na programação, estão a apresentação do plano do Curso de Formação de Gestores de Segurança Alimentar e Nutricional e três mesas de debate sobre temas como o papel do PAA e dos Centros de Agricultura Urbana e Periurbana, o controle social na construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a mobilização regional  no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional.

Na sexta-feira (21), o grupo consolidará uma agenda de ações na região e visitará os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional de Contagem, como o Centro de Agricultura Urbana, o Banco de Alimentos e a Cozinha Comunitária.

Cursos – Para complementar o aperfeiçoamento dos gestores, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome oferece cursos a distância de segurança alimentar e nutricional. Uma das novidades em 2010 é a inclusão dos módulos sobre os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Centros de Agricultura Urbana e Feiras Livres. O curso é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que criou a plataforma virtual de educação à distância, a REDESAN (http://www.eavirtual.ea.ufrgs.br/redesan/)

Encontros – No total, serão realizados quatro encontros regionais. O primeiro, da Região Sudeste I (Estados de São Paulo e Rio de Janeiro), ocorreu na semana passada em Diadema (SP). Os próximos serão em Campina Grande (PB), região Nordeste; e Curitiba (PR), região Sul. As datas ainda serão confirmadas.

SERVIÇO

Encontro Regional de Gestores Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional – Região Sudeste / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


Data: 19 a 21 de maio de 2010 (quarta a sexta-feira)

Horário: 9h às 17h – visita aos equipamentos públicos no dia 21 às 14h30

Local: Casa do Movimento Popular – Avenida General David Sarnoff nº 117 – Bairro Jardim Eldorado – Contagem (MG)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131519/visualizar/