Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 20 de Maio de 2010 às 13:59

    Imprimir


O governo do Paquistão bloqueou o acesso ao site de compartilhamento de vídeos YouTube nesta quinta-feira devido ao que classificou como “crescente conteúdo sacrílego” divulgado pelo website.

A versão em inglês da enciclopédia online Wikipedia também teve seu acesso restringido.

A ação contra o YouTube acontece um dia depois de o governo paquistanês ter bloqueado o acesso ao site de relacionamentos Facebook, como parte de uma ofensiva contra páginas de internet que supostamente divulgam conteúdo contrário ao Islamismo.

Segundo Orla Guerin, repórter da BBC em Islamabad, a Autoridade de Telecomunicações do Paquistão prometeu restringir o acesso a outros websites que façam o mesmo.

Por meio de um comunicado, os administradores do YouTube afirmaram estar “atentos ao problema e trabalhando para que o serviço seja restaurado”.

Em 2008, o YouTube já havia sido bloqueado por um curto período no Paquistão, também sob a alegação de divulgar conteúdo ofensivo aos muçulmanos.

Protestos

A Autoridade de Telecomunicações do Paquistão afirmou ter ordenado os provedores de internet a “impedirem completamente” o YouTube e o Facebook de serem vistos dentro do Paquistão.

De acordo com correspondentes, ainda é preciso avaliar se os bloqueios aos sites serão bem sucedidos e se os cidadãos encontrarão meios para burlar as restrições.

O bloqueio ao Facebook foi determinado na quarta-feira por um tribunal da cidade de Lahore devido a uma página do website que convidava os usuários a desenhar caricaturas do profeta Maomé.

Por meio de um comunicado, o Facebook se recusou a retirar a página do website afirmando respeitar a liberdade de expressão dos usuários. A empresa ainda diz que, embora algumas pessoas possam considerar o conteúdo condenável, ele não viola as políticas do website.

Além do profeta Maomé, a página também traz caricaturas de personalidades ligadas a outras religiões, como o Cristianismo e o Hinduísmo.

Partidos islâmicos paquistaneses planejam protestos contra o conteúdo das páginas de internet.

Em 2006, cinco pessoas morreram durante violentos protestos contra a publicação de caricaturas do profeta Maomé em um jornal dinamarquês.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131542/visualizar/