Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Maio de 2010 às 10:32
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Assessoria/PJC-MT
Delegadas Juliana Chiquito Palhares e Daniela Maidel, adjunta e titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher
Delegadas Juliana Chiquito Palhares e Daniela Maidel, adjunta e titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher

Os crimes de abuso e da exploração sexual de crianças e de adolescentes ganharam visibilidade nos últimos anos, devido às denúncias da população, campanhas públicas e as ações policiais contra a impunidade dos agressores. Umas delas é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, instituído em 2000, pela Lei Federal n°. 9970/00, e comemorado nesta terça-feira, dia 18 de maio.

Mesmo sendo um crime difícil de ser quantificado, pois se manifesta de forma variada e silenciosa, o abuso e a exploração sexual de menores tem sido alvo das Delegacias Especializadas de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDDICA), de Cuiabá, de Defesa da Mulher, do Idoso e da Criança, do município de Várzea Grande.

Nesta segunda-feira (17.05), a Delegacia Especializada de Várzea Grande prendeu Nilton César Alves Ribeiro, 33 anos, por mandado de prisão temporária (30 dias). O acusado responde inquérito policial pelo estupro de sua enteada de 12 anos. Conforme a delegada, Juliana Chiquito Palhares, a prisão provisória do suspeito foi necessária, pois ele exercia domínio sobre a vítima e a família dela. “Sua prisão confere maior segurança às denunciantes”, afirma.

Na sexta-feira (14.05) passada, a Delegacia prendeu uma mulher investigada na exploração sexual de crianças e adolescentes. Bruna Regina de Oliveira, 20 anos, teve prisão preventiva cumprida pelos policiais da unidade, após denúncias do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar do município. Várias adolescentes com idade entre 14 e 15 anos foram ouvidas e relataram terem participado de festas com bebidas alcoólicas e drogas, onde também faziam programas orientados pela suspeita.

Bruna é tida como uma possível agenciadora de encontros entre as menores e clientes. Ela nega de “forma veemente as imputações de agenciadora de encontros sexuais e relata que apenas era amiga das menores”, informou a delegada Juliana Palhares.

A jovem foi novamente interrogada nesta segunda-feira pela delegada Juliana Palhares, contudo não revelou novas informações. Bruna está recolhida no presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. O inquérito policial depende de algumas diligências para ser concluído.

Estatística

Em Cuiabá, a situação não é diferente, dados da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDDICA), mostram que os registros tem aumentado. Somente no primeiro trimestre de 2010, a Deddica registrou 734 ocorrências, que podem superar os 1.763 boletins confeccionados em 2009. A unidade tem 491 inquéritos em andamento para crimes sexuais contra menores.

Denúncias

As pessoas podem ajudar à Polícia denunciando casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. Para denúncias a Polícia Civil disponibiliza do serviço 197, 24 horas. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131884/visualizar/