Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Maio de 2010 às 07:14
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Nesta terça-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e Adolescentes. Em Mato Grosso, essa é uma triste realidade. É alto o registro de casos de pedofilia no estado. Dados apontam que ocorrem de cinco a seis denúncias por dia em todo estado.

Dados da Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente (Dedica) mostram que no ano de 2008 foram registradas 734 ocorrências de crimes contra menores de 18 anos em Cuiabá e Várzea Grande. Já no primeiro semestre de 2009, este número subiu para 907, dos quais, em média, 40% das ocorrências dizem respeito a crimes de abusos e exploração sexual contra o menor.

Para a coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, que conduz a campanha contra a pedofilia no estado, é necessária a criação de uma rede de defesa no sentido de combater efetivamente esse crime, presente no seio familiar. “Tanto entidades do governo, quanto a sociedade organizada precisam se mobilizar para por um fim a este mau que está presente, na grande maioria das vezes, dentro das próprias famílias. Não podemos mais admitir que crianças estejam sujeitas a esses abusadores. Temos que denunciar”, declara Janete.

SEMINÁRIO – Nos dias 19 e 20 de maio a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, juntamente com outras entidades, realizam o seminário “Mato Grosso contra a Pedofilia e Objetivos do Milênio – ODM”, no clube Monte Líbano.

Além da realização de mesas redondas com representantes de instituições governamentais e não-governamentais, o evento contará com a participação especial do senador Magno Malta, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia.

Na oportunidade, o parlamentar vai ministrar a palestra “Todos contra a Pedofilia”. Esta é a segunda vez que Magno Malta vem a Mato Grosso. Há um ano o senador participou da Audiência Pública no Poder Legislativo para discutir o tema em questão.

Na programação consta ainda a entrega de 148 veículos e 148 computadores para os Conselhos Tutelares dos 141 municípios do estado, no dia 20 às 14h.

NÚMEROS - Já pesquisas da Associação Brasileira de Proteção à Infância apontam que 49% das vítimas possuem idade entre 2 a 5 anos. Segundo estimativas, 165 crianças ou adolescentes são vítimas de abuso sexual por dia no Brasil. Organização Mundial do Trabalho (OIT) aponta que 1,8 milhão de crianças e adolescentes sofrem abuso sexual, todo ano, no mundo.

O Brasil ocupa o 1º lugar na América Latina em crimes de pedofilia cometidos pela internet, sendo 52% das vítimas crianças entre 9 e 13 anos. Ainda conforme dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, 80% das agressões contra crianças e adolescentes no mundo são praticadas por pessoas próximas, quase sempre um parente ou amigo.

CAMPANHA - Desde o ano passado, a  Sala da Mulher realiza a campanha de combate a pedofilia no estado, em parceria com o Ministério Público Estadual. Em Cuiabá, alunos das faculdades Unirondon e Instituto Cuiabano de Ensino (ICE) foram capacitados para ministrarem palestras em escolas, igrejas e comunidades. A campanha também tem sido levado ao interior do estado, onde os municípios apresentam também altos índices de pedofilia. Em parceria com o MPE, a Assembleia também lançou a cartilha contendo informações de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

COMBATE - O Dia Nacional de Combate à Pedofilia (18 de maio) é instituído pela Lei Federal nº 9970/00. A data foi escolhida em razão do crime que comoveu o Brasil, conhecido como "Crime Araceli", nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e cruelmente assassinada em Vitória (ES), em 18 de maio de 1973.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131918/visualizar/