Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 16 de Maio de 2010 às 14:08

    Imprimir


O PV lança oficialmente sua pré-candidatura hoje, no Rio. Numa trajetória incomum Maria Osmarina Silva saiu dos seringais do Acre, onde viveu até os 16 anos, ainda analfabeta, para ganhar reconhecimento internacional na defesa do ambiente. A informação é da reportagem de Ana Flor publicado na edição deste domingo da Folha.

Marina, 52, nasceu em um dia chuvoso do inverno acriano, em fevereiro de 1958. Foi a avó Júlia quem fez o parto na localidade de Breu Velho, no seringal Bagaço, distante 70 quilômetros de Rio Branco. Era a segunda filha do cearense Pedro Augusto da Silva, que migrou na tentativa de ganhar a vida com a extração de látex. Lá, casou com Maria Augusta.

O discurso da igualdade exercia forte atração sobre ela, que conheceu a fome de perto. Quando o pai certa vez decidiu tentar a sorte em Manaus e, depois, em Belém, a família enfrentou muitas dificuldades. Marina lembra de uma noite de Natal em que havia apenas farinha e um ovo na casa. Só os mais novos comeram.

Em 1985, Marina entrou no PT. Sua estreia nas urnas aconteceu um ano depois, quando concorreu a deputada constituinte, enquanto Chico Mendes tentava chegar à Assembleia Legislativa do Acre. A ascensão meteórica fez dela a primeira vereadora de esquerda de Rio Branco, em 1988. Dois anos depois, foi a deputada estadual mais votada.

Aos 36 anos, em 1994, foi eleita a mais jovem senadora da República. Em seu primeiro mandato, concentrou a atuação em temas ambientais e indígenas. A decisão de sair do PT, depois de quase 30 anos, foi tomada em agosto de 2009. Jorge Viana a resumiu como "um baita problema". A filiação ao PV já estava engatilhada e foi formalizada dias depois de ela ter deixado o PT.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132155/visualizar/