Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 10 de Maio de 2010 às 20:18
Por: Diovani Bortoli

    Imprimir


Assessoria
A visita do Prof. Afrânio Ferreira teve o intuito de avaliar todos os cursos oferecidos no Pólo de Diamantino
A visita do Prof. Afrânio Ferreira teve o intuito de avaliar todos os cursos oferecidos no Pólo de Diamantino

O Prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, se reuniu na tarde do dia 6 com o professor da Universidade Federal do Amazonas e doutor em Agronomia Afrânio Ferreira para discutir a Universidade Aberta do Brasil (UAB) Pólo Diamantino. Também participaram do encontro a coordenadora Dirce Francisca da Silva e o Secretário de Educação e Cultura de Diamantino, Nilvo Pedro Lanza.

A UAB é um programa do Governo Federal, que, em parceria com universidades públicas, destina-se a oferecer ensino superior aos que têm dificuldade em freqüentar uma universidade. As aulas são aplicadas à distância.

A visita do professor designado pelo MEC à cidade teve o intuito de avaliar todos os cursos oferecidos no Pólo de Diamantino. A primeira parte do processo, segundo Ferreira, é avaliar a infra-estrutura onde são oferecidos os cursos. “Pelo que pude notar, a unidade que a Prefeitura mantém possuiu todas as condições de funcionamento, cumprindo a parte dela dentro do programa”, destacou o professor.

Ainda segundo Afrânio Ferreira, o Pólo de Diamantino possui um diferencial, que são os funcionários que a Prefeitura disponibiliza. Outro ponto positivo apontado foi a experiência da coordenadora, pois a professora Dirce já trabalha com cursos à distância há algum tempo.

O próximo passo serão as entrevistas com alunos. Eles serão argüidos sobre as disciplinas oferecidas e a disponibilidade de materiais, ou seja, sobre aspectos ligados diretamente à universidade. Os tutores das aulas presenciais também passaram por uma entrevista.

O Secretário de Educação e Cultura de Diamantino, Nilvo Pedro Lanza, explicou que a Prefeitura possui um convênio com a Universidade Aberta do Brasil e que existe o projeto para construção de um novo espaço para abrigar o Pólo, que poderá se expandir e oferecer novos cursos. Atualmente são oferecidos os cursos de graduação em Administração Pública, Ciências Naturais e Matemática, bem como especialização em Informática na Educação e Direito Ambiental.

Todas as etapas estão sendo fotografadas e catalogadas para posterior envio ao MEC. Afrânio finalizou dizendo que este relatório não tem por objetivo fiscalizar, mas atualizar, para saber se as propostas do sistema UAB vêm sendo cumpridas. “Este trabalho não tem caráter punitivo, mas sim prospectivo. Esse relatório será enviado com sugestões de melhorias ao MEC”, explicou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132991/visualizar/