Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Maio de 2010 às 13:27
Por: Luzia Araújo

    Imprimir


Foi uma tarde de muitas comemorações na última sexta-feira (07.03) no presídio feminino Ana Maria do Couto “May”, em Cuiabá. As comemorações começaram com implantação da terceira atividade de ressocialização na unidade prisional, o Projeto Plantar. O objetivo da atividade é capacitar as mulheres que estão cumprindo pena na unidade feminina para criar e manter uma horta orgânica. A implantação do novo projeto é uma iniciativa Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Fundação Nova Chance em parceria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e do MT Regional.

O projeto começou há 30 dias, quando a Empaer disponibilizou técnicos agrônomos para capacitar as reeducandas. Durante esse período elas receberam orientações de como criar uma horta, como preparar a terra e plantar as verduras, legumes e hortaliças, além de técnicas para manter os alimentos.

A rotina das reeducandas que participam do projeto começa logo cedo. As presas vão trabalhar na horta, às 6h. Lá, elas fazem a limpeza dos canteiros para evitar a presença de ervas daninhas que prejudicam o crescimento dos alimentos. Depois, as reeducandas regam as verduras, legumes e hortaliças. Enquanto outras começam a plantar novas mudas.

A vice-presidente da Funac, Mônica Sousa, explicou que a princípio o alimento colhido será consumido somente na própria unidade prisional.

Além da horta orgânica o presídio possui mais dois projetos de ressocialização, a fábrica de bolsas, Pantanal Couros, da empresa Pantanal Artefatos de Couros e a confecção de roupas e acessórios, Livre Modas e Artes, da empresa Multi vidas Uniformes e Artefatos.

Outra comemoração realizada na unidade foi o Dia das Mães, neste domingo (09.05). A direção do presídio antecipou a festa e homenageou as mães e futuras mães da unidade com o show da banda Louvor Aliança. O repertório com músicas evangélicas animou e emocionou reeducandas e funcionários.

A Funac presenteou as reeducandas gestantes. Foram distribuídos nove kits básicos para o nascimento do bebê. As futuras mamães receberam mamadeira, bacia para banho, óleo corporal, sabonete, fralda, shampoo, pagão, manta, toalha, meia, entre outros materiais essenciais para aguardar a chegada do bebê.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133057/visualizar/