Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 08 de Maio de 2010 às 13:03

    Imprimir


Cinzas de um vulcão islandês causam transtornos nos voos entre a América do Norte e a Europa, informou neste sábado a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol). Segundo o órgão, 600 companhias cruzam diariamente o oceano, e cerca de 40% dos voos tiveram de ser redirecionados ou suspensos. 

A área atingida pelas cinzas se estende da Irlanda, no norte, até Portugal, no sul. A redução do espaço aéreo disponível está afetando os voos com saída ou chegada na península Ibérica, por isso que podem ocorrer atrasos em toda essa região, segundo a Eurocontrol.
 

  Reuters/Nasa  
Imagem de satélite da nuvem de fumaça do vulcão islandês; cerca de 40% dos voos foram afetados
Imagem de satélite da nuvem de fumaça do vulcão islandês; cerca de 40% dos voos foram afetados


"Grande parte dos voos transatlânticos terão de ser desviados neste sábado", disse o porta-voz da Eurocontrol, Kyla Evans. "Com isso, esperamos atrasos significativos".

"Durante o dia, a área afetada pela fumaça deve se espalhar, vinda da Islândia, para o sul de Portugal e possivelmente até Barcelona e Marselha", informou ainda a agência.

Muitos voos foram desviados para sobrevoar Greenland ou o sul da Espanha, evitando a imensa nuvem de fumaça que se desloca da Islândia em direção ao norte da Espanha.

As cinzas vulcânicas, que também forçaram o fechamento de 15 aeroportos no norte da Espanha, devem se expandir durante o dia para o sul da França, levada pelos fortes ventos.

Aeroportos das cidades de Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França, estão fechados por causa da nuvem.

Portugal

Em Portugal, cerca de 104 voos foram suspensos devido à evolução da nuvem de cinzas do vulcão. O aeroporto de Faro, situado na turística região do Algarve, cancelou 50 voos; o de Francisco Sá Carneiro, do Porto (norte), 36; e o de Lisboa, o maior de Portugal, suspendeu outros 18, segundo fontes de ANA.

Além disso, segundo a Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal), a nuvem de cinzas vulcânicas está na área norte da região de informação de voo de Lisboa, e sua densidade forçou a criação de uma "área de proibição de voo" até os 35 mil pés (cerca de 10 quilômetros).

Autoridades portuguesas prevêem que a situação se normalize a partir das 19h (15h de Brasília).

Irlanda e Reino Unido

Alguns aeroportos do Reino Unido e Irlanda também podem sofrer novos transtornos entre este domingo e o final da próxima semana em consequência da nuvem de cinzas do vulcão islandês, segundo o Escritório Meteorológico Britânico.

A reativação da atividade do vulcão islandês fez com que, no início da semana, as cinzas alcançassem uma altura entre 6,1 a 9,1 quilômetros, de acordo com dados publicados pelo escritório.

Os ventos do norte que sopram no Reino Unido poderiam aproximar a coluna de cinza da Irlanda e do oeste da Escócia no domingo ou durante a semana, explicou um porta-voz do escritório à agência de notícias britânica Press Association (PA).

Caos aéreo

O vulcão islandês Eyjafjallajokull entrou em erupção no dia 14 de abril, expelindo uma nuvem de cinzas que paralisou o tráfego aéreo da Europa por uma semana.

A emissão de cinzas diminuiu em seguida, e os ventos permitiram a reabertura dos aeroportos e a retomada dos voos na região.

O fechamento de boa parte do espaço aéreo europeu, devido ao risco imposto pela nuvem de fumaça vulcânica, causou o cancelamento de mais de 100 mil voos e prejudicou 10 milhões de passageiros. A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), estimou o prejuízo entre 1,5 bilhão de euros (R$ 3,5 bilhões) e 2,5 bilhões de euros (R$ 5,8 bilhões).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133316/visualizar/