Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 08 de Maio de 2010 às 09:50

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Casas do Centro da cidade já fazem parte do patrimônio do Estado. Lançamento das obras foi ontem
Casas do Centro da cidade já fazem parte do patrimônio do Estado. Lançamento das obras foi ontem

O Centro Histórico do município de Acorizal, localizado na Baixada Cuiabana a cerca de 60 quilômetros da Capital, começa a ser restaurado pelo governo do Estado. As obras foram lançadas ontem, com foco específico no casario da cidade, como parte da programação do aniversário de 262 anos de Mato Grosso. As casas do centro da cidade já fazem parte do Patrimônio Histórico do Estado.

O Centro Histórico de Acorizal fica na rua das Brotas, que foi a primeira denominação do município em homenagem a Nossa Senhora das Brotas, imagem trazida por uma família de origem portuguesa, segundo a tradição local. Outra versão diz que durante uma pescaria no rio Cuiabá, os pescadores encontraram a imagem da santa enroscada numa rede. Antes, a região era habitada pelos índios bororos.

Em 25 de agosto de 1833, pela de Lei Provincial, foi criado o Distrito Paroquial de Nossa Senhora das Brotas, subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento. O desenvolvimento comercial deu destaque a Brotas. Na região se desenvolvia bem a cana-de-açúcar e vários engenhos produziam a rapadura, o açúcar e aguardente, produtos comercializados em Cuiabá.

A denominação Brotas chegou a avançar pelo começo do século XX dando ensejo a que a Comissão Rondon, que dali partiria estendendo um ramal telegráfico, inserisse esse nome em seus mapas cartográficos de Mato Grosso.

Em 26 de outubro de 1938, por meio do Decreto-Lei-Estadual nº 208 que definiu nova Divisão Territorial do Estado de Mato Grosso, o nome Brotas foi substituído por Acorizal, em menção a quantidade de palmeira acori existente na região. O município recebeu o nome Acorizal em dia 2 de dezembro de 1953, pela lei estadual n° 691.

O município tem cerca de 5,5 mil habitantes (Censo de 2007).

PATRIMÔNIO - Após levantar dados técnicos e históricos sobre o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do município, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) tombou os casarios da primeira rua de Acorizal como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Mato Grosso, por meio da Portaria n.º 047/SEC/2006 de 25 de setembro de 2006, com base legal na Lei 3.774 de 20 de setembro de 1974, de Proteção ao Patrimônio Histórico. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133344/visualizar/