Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 16:19

    Imprimir


O prefeito Lírio Lautenschlager e a secretária Municipal Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager, estarão em Cuiabá na próxima quarta-feira, para assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A cerimônia, no Palácio Paiaguás, às 15h, será com a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire. A pactuação das gestoras e gestores municipais em conjunto com o governador Silval Barbosa e demais representantes dos poderes constituídos, busca garantir o repasse de recursos do Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher aos municípios mato-grossenses. Uma das primeiras conseqüências da adesão ao pacto, em Nova Mutum, segundo a secretária Karla Lautenschlager, será a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. "Já temos o aval do prefeito Lírio nesse sentido", observa.

Atualmente em Mato Grosso, segundo informação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o grande entrave para um combate mais efetivo da violação dos direitos humanos das mulheres é a falta de ações conjuntas e continuadas. Mas, através deste ajuste cooperativo entre a União, Estado de Mato Grosso e seus municípios, existe a possibilidade de suprir essa lacuna com um atendimento de qualidade às mulheres vítimas, dando suporte adequado a todas as esferas necessárias, com vistas a resgatar a dignidade das mulheres e a defesa de seus direitos.

O pacto - O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher é uma iniciativa do Governo Federal (datada de 17 de agosto de 2007), voltada para o desenvolvimento de um conjunto de ações, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, que visa o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. A ideia é reduzir os índices de violência a partir de uma mudança cultural e social que dissemine a importância de atitudes igualitárias entre homens e mulheres, desenvolvendo políticas públicas sérias e eficazes para o combate à violência de gênero.

O cenário de violência em Mato Grosso é corroborado pelos números apresentados pelo Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres. Em apenas 8, dos 141 municípios, 78.168 mulheres foram vítimas de violência no Estado, entre os anos de 2006 e 2009. Um dado chamou a atenção nesse levantamento estatístico, segundo os conselheiros: as mulheres sofrem a violência dentro de casa, diferentemente dos homens que sofrem dessa mal nas ruas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133596/visualizar/