Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 10:19

    Imprimir


O Departamento de Gastroenterologia da Associação Paulista de Medicina realiza, em 15 de maio de 2010, das 9h às 13h, uma reunião com pacientes de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa inespecífica.

O evento trará esclarecimentos aos pacientes, incentivando a adesão ao tratamento, oferecendo dicas para melhor enfrentamento dos eventuais intercorrências compatíveis com a evolução das doenças.

“O objetivo é interagir com os familiares e com os pacientes portadores destas patologias, conscientizando-os da importância em aceitar a doença, aderir ao tratamento e, consequentemente, buscar melhor qualidade de vida”, define dra. Rosangela Porto, presidente do Departamento de Gastroenterologia da APM.

A psicóloga Maria Heloísa Bernardo também participará ministrando uma palestra sobre qualidade de vida, com foco em necessidades especiais. Ela abordará a importância em elevar a autoestima do paciente e o seu papel na monitoração da doença.

“O indivíduo que está bem consigo mesmo é capaz de viver positivamente e participa mais ativamente do processo da doença, aderindo melhor ao  tratamento, com muito mais responsabilidade. Enquanto que o paciente que não aceita a doença, acaba delegando os cuidados aos outros”, diz Maria Heloísa.

Está programada, ainda, a apresentação de depoimentos de dois pacientes portadores de doenças intestinais, que fazem comentários sobre seu estado de saúde, e revelam como encaram a doença que possuem e como fazem para colaborar com o médico que os acompanha.

Ao final do encontro, será realizada uma apresentação de solos de violões por dois pacientes, como um grande exemplo de superação, provando que é possível se divertir, apesar da doença crônica, e viver com qualidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail inscricoes@apm.org.br ou pelo telefone (11) 3188-4281. A reunião está sujeita à disponibilidade de vagas.

Curso de Gastroenterologia – Doenças Inflamatórias Intestinais – Reunião com Pacientes

Data: 15 de maio de 2010

Horário: 9h às 13h

Local: Associação Paulista de Medicina

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo – SP

Informações/Inscrições: (11) 3188-4281 / inscricoes@apm.org.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133649/visualizar/