Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 01 de Maio de 2010 às 19:14
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


As exportações mato-grossenses cresceram 8% no primeiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). Mesmo com o crescimento mais significativo das importações, de 154%, a balança comercial do Estado mantém o segundo melhor saldo do país, sendo 70% maior que o saldo nacional e perdendo apenas para Minas Gerais.

O crescimento das importações é justificado, segundo o presidente da Fiemt, Jandir Milan, na aquisição de maquinário para novas indústrias, compra de insumos agrícolas e formação de capital fixo, entre outros.

Milan acrescenta que Mato Grosso poderá contribuir de maneira ainda mais significativa na balança comercial brasileira até o final do ano, devido à atividade mais forte da região, a de alimentos.

A indústria de transformação alimentícia, aliás, tem crescido cada vez mais e se consolidado no Estado, segundo comenta o assessor econômico da Fiemt, Carlos Vitor Timo. Dos quase 4 mil empregos gerados no setor industrial em Mato Grosso neste primeiro trimestre do ano, quase 3 mil foram apenas na indústria de transformação de alimentos.

A tendência no quadro de exportações é crescer ainda mais nos outros meses do ano. Em março foram vendidos US$ 988,09 milhões, valor 84,8% mais alto que em fevereiro e 8% maior que em março do ano passado, resultado considerado relevante.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134236/visualizar/