Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Agosto de 2013 às 14:41

    Imprimir


As férias escolares estão no fim e a trupe da Caravana Pixaim volta à estrada, desta vez levando teatro e oficinas de tranças afro e de leitura a um dos principais paraísos ecológicos do país, a cidade de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), onde aportará na próxima terça (6). De lá, segue para a vizinha Campo Verde, distante 241 km da capital e que é destaque nacional pela produção agrícola, onde se apresenta no na quarta (7). O último município da rota é a próspera Primavera do Leste, reconhecida nacionalmente pelo alto índice de qualidade de vida de seus habitantes. Lá, a apresentação acontece na quinta (8).


 
Esta é a terceira viagem da Caravana, cujas atividades começaram em julho e seguem até setembro, passando por 22 municípios. A ação cultural, que conta com o patrocínio do grupo André Maggi e da Rede Energia (via lei Rouanet), foi vista por mais de 600 estudantes e professores nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Jangada. Na bagagem, a peça teatral “Cabelo Ruim?”, com performance da atriz Tatyane Silva, oficinas de tranças afro, com a africana Lídia Dju e de leitura, com a jornalista e autora do livro “Cabelo Ruim?”, Neusa Baptista.


 
Baseada no livro, a Caravana passará desta vez por alguns dos municípios mais belos, atrativamente turísticos e de economia pujante do Estado. Quem não se encanta com os paredões de arenito vermelho-alaranjado e os canyons, cavernas, cachoeiras e os cerca de 50 sítios arqueológicos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, patrimônio a humanidade? Incrustada nesta beleza natural, a pequena e bucólica cidade receberá a Caravana Pixaim na escola Profa. Ana Tereza Albernaz, no centro da cidade.


 
Em Campo Verde, a equipe da Caravana conhecerá uma realidade marcada pela pujança econômica. A apresentação acontecerá na escola estadual Waldemon Moraes Coelho. A cidade, a 130 km da capital de Mato Grosso e localizada em posição privilegiada em relação às metrópoles Goiânia, Brasília, Campo Grande e São Paulo, é um dos maiores produtores de algodão em pluma do país, além de milho, soja, suínos e bovinos, além de ter destaque também na pecuária leiteira.


 
A expectativa pela chegada da Caravana também é grande em Primavera do Leste, com suas de ruas largas, casas bonitas e bem cuidadas, e que receberá a Caravana Pixaim na escola estadual Sebastião Patrício. A cidade, que tem apenas 26 anos, localiza-se a 230 km de Cuiabá e atraiu milhares de migrantes devido ao sucesso do cultivo de soja e algodão, motor da economia local.


 
O produtor cultural José Paulo Traven avalia que esta será também uma oportunidade de verificar os frutos colhidos da primeira edição da Caravana Pixaim, realizada em 2010, e que esteve nas três cidades. “A Caravana Pixaim leva para o interior das escolas esta discussão sobre a discriminação racial e contribui para a efetivação da aplicação da lei 10.63/03, que determina a inclusão da temática racial no currículo escolar, tratando-se da realidade da população negra brasileira e a história dos povos africanos que para cá vieram. Esperamos que o município use esta experiência para enriquecer o trabalho de discussão sobre a diversidade e a escola é o melhor lugar para que isso aconteça”.


 
O projeto será também uma grande ação de incentivo à leitura, já que três mil exemplares do livro “Cabelo Ruim?” serão doados aos municípios.


 
Até setembro, a ação será vista por crianças de Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Dom Aquino, Cáceres, Tangará da Serra, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sapezal.



Sobre o livro


 
Lançado em 2006, o livro “Cabelo Ruim?” conta a história de três meninas – Bia, Tatá e Ritinha – às voltas com o preconceito sofrido devido ao cabelo crespo, chamado de “pixaim”, “bombril” etc. pelos colegas de escola. Por meio da amizade, elas descobrem a importância de valorizar sua estética para se sentirem bem consigo mesmas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13536/visualizar/