Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 02:57

    Imprimir


 

A proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, que assola várias regiões do país, bem como as cidades de qualquer porte, inclusive como a de Nortelândia, é uma preocupação das autoridades políticas e ligadas as saúde. Os casos têm aumentado a cada ano, inclusive com casos de morte provocadas pela dengue hemorrágica, que no ano passado vitimou algumas famílias no município. 

O número de casos ascendeu uma luz vermelha, que mobilizou toda a sociedade, incluindo poder público, escolas, alunos, empresas particulares e o público em geral, numa cruzada contra a doença. Um mutirão organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com apoio da Usinas Itamaraty e da Fazenda Arrossensal do Grupo Camargo, que cedeu homens para limpeza de quintais, ruas e avenidas. Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Saúde Ambiental (ASA), alunos, professores, pais, servidores públicos municipais e estaduais fizeram uma verdadeira varredura pelas residências identificando e eliminando criadouros do mosquito, bem como levando informações a respeito de condutas necessárias para evitar a contaminação pelo mosquito transmissor. 

O resultado foi uma drástica diminuição no numero de casos, mas que não diminuiu a vigilância do setor responsável que continua desencadeando uma campanha sistemática de conscientização. 

Os números divulgados apontam mais de 5 mil imóveis visitados pelos agentes no primeiro trimestre do ano, outros 1.276 focos eliminados e mais de 900 depósitos tratados. (veja o quadro 1 ). 

A titular da Saúde, garantiu que o município, enquanto poder público esta fazendo a sua parte, mas que é preciso à população se conscientizar de que o grande responsável em evitar mortes e proliferação da dengue é o cidadão, que esta diretamente ligado ao problema e pode ser um instrumento de fundamental importância no processo. “De nada adianta fazermos diariamente nossa parte, se o cidadão principal prejudicado não colaborar atendendo as exigências da saúde publica e nos ajudar a fiscalizar os vizinhos a sua volta” salientou. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Nortelândia, nestes três primeiros meses do ano, apenas 19 casos da dengue foram notificados. O número ainda preocupa, mas é bem menor que no ano anterior, neste mesmo período de chuvas, já que não foi feito pela gestão passada um trabalho intenso visando evitar a proliferação da doença no ano seguinte (veja quadro 2). 

 

 

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA VIGILÂNCIA AMBIENTAL

PERIODO: 01/2010 à 03/2010

 

 

TOTAL

Números de imóveis visitados pelos agentes do ASA

5.065

Focos Eliminados (pequenos depósitos )

1276

Depósitos tratados com larvicida

984

 

 

 

Dados Epidemiológicos referente

aos meses 01, 02, 03 de 2010.

Agravos

Nº. absoluto

Internação hospitalar

 

Nascidos vivos

10

 

 

Casos de dengue notificados

19

Doenças/DST’s notificadas

02

 

 

 

 





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136940/visualizar/