Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Março de 2010 às 16:36
Por: Cássia Helena

    Imprimir


A TIM reforça seu comprometimento de levar aos seus clientes soluções que estimulem o consumo consciente e dá continuidade à linha de aparelhos celulares de menor impacto ambiental com uma identidade visual própria e diferenciada nos pontos de venda e demais comunicações. Para marcar o lançamento dessa identidade da linha ECO, a operadora apresenta aos seus clientes mais um aparelho, o Samsung Blue Earth (S7550).

“A iniciativa está em linha com os nossos objetivos de estimular o consumo consciente e de dar alternativas para os usuários com foco em nossa política de sustentabilidade”, declara Rogerio Takayanagi, diretor de Marketing da TIM Brasil. ”Queremos levar ao nosso cliente a oportunidade de ser mais atuante nas questões ambientais e esclarecer que os aparelhos da linha ECO podem ser adquiridos por um preço compatível aos dos demais terminais”, conclui o executivo.

O Blue Earth, quarto modelo lançado pela TIM neste conceito ecológico, é 3G, possui tela touch screen, é produzido com plástico reciclado de garrafas PET e conta com bateria solar. O equipamento já está disponível, desbloqueado, em todas as lojas da TIM no Brasil e poderá ser encontrado por R$ 629 nos planos Liberty ou Liberty +100 mais o pacote de dados ilimitado para celular e por R$ 1.179 nos planos pré-pagos. O aparelho possui ainda acesso à Internet, aplicativos de redes sociais, acesso a e-mail, câmera de 3MP, MP3 Player, GPS e Wi-Fi. Para que o usuário possa adotar um estilo de vida eco-friendly, o Blue Earth possui serviços como o perfil Eco, que ajusta automaticamente o aparelho para economizar mais energia, e o lembrete no calendário para algumas datas importantes relacionadas ao tema ECO.

Com o lançamento do Samsung Blue Earth, a TIM passa amplia a quantidade de modelos de aparelho com características de menor impacto ambiental em seu portifólio. O primeiro a ser lançado foi o Motorola W233, produzido com material reciclado de garrafas plásticas, seguido pelo Samsung Solar, aparelho exclusivo da TIM que conta com bateria solar e pelo Motocubo A45 Eco, também produzido com material reciclado de garrafas plásticas.

Uma gestão com foco em práticas sustentáveis

Para TIM, é fundamental fazer escolhas conscientes. Como medidas administrativas, a empresa implementou programas de redução de consumo de água e energia, optou por sistemas de refrigeração com menor impacto ambiental e utiliza  papel reciclado em seus escritórios, além de disponibilizar coleta seletiva de lixo em suas instalações. Desde julho, as faturas dos clientes são enviadas em papel certificado FSC (Forest Stewardship Council). No ano passado, concluiu o levantamento das emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes de suas operações, baseada na metodologia do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol).

ISE

A inclusão na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 2008/2009 e 2009/2010, da BM&FBOVESPA, foi um reconhecimento importante para a TIM. O indicador é composto de ações emitidas por empresas que apresentam um elevado comprometimento com a sustentabilidade, a governança corporativa e a responsabilidade social.

Pacto Global

A operadora também assinou o Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A iniciativa reforçou o compromisso da TIM de inserir estes princípios em sua estratégia, cultura e operações diárias, junto aos colaboradores, parceiros, clientes e toda a sociedade.

TIM PDV

Seguindo o compromisso de observar os impactos ao meio ambiente e à sociedade, a TIM lançou o TIM PDV, solução que possibilita a compra de recarga pelos clientes nos pontos-de-venda. As transações são online e acontecem por meio de comandos no celular habilitado, dispensando a necessidade de cartões. A iniciativa contribui para a redução do consumo de plástico e papel, usados na produção dos cartões de recarga, e da emissão de CO2 proveniente do seu transporte.

Reciclagem de aparelhos e acessórios

A TIM possui programa para recolhimento e encaminhamento de baterias portáteis, aparelhos celulares e seus acessórios para a reciclagem. São quase 800 pontos de coleta em todo o Brasil e 18,25 toneladas de material recolhido no último ano.

Empresas pelo Clima

Em 2009, a TIM foi a única operadora de telefonia a integrar o programa Empresas pelo Clima (EPC), iniciativa voluntária coordenada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVCes) e que reúne líderes setoriais preocupados com as questões climáticas no mundo e seus efeitos. A TIM concluiu seu inventário de carbono e pretende estimular outras companhias do País a seguirem o mesmo caminho, além de buscar metas de redução juntamente com as demais empresas envolvidas na iniciativa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139393/visualizar/