Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 17 de Março de 2010 às 12:59
Por: Adriana Nascimento

    Imprimir


   O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Campos Filho, apresentou ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, o plano de segurança a ser implementado até 2013, visando estruturação para a Copa de 2014. Este plano, que o comandante chama de “espinha dorsal”, já que pode sofrer pequenas modificações para se adequar a situações futuras, tem o orçamento previsto de R$ 211 milhões. Os recursos serão colhidos, segundo ele, em fonte própria do governo estadual e também da União.

   No planejamento está prevista a entrada de 5,5 mil novos policiais militares a serem distribuídos por todo o Estado. Assim, a PM pretende implementar a criação de dez bases comunitárias divididas entre Cuiabá e Várzea Grande e ativar batalhões para as áreas de eventos (para atuar no estádio), de transporte urbano e rodoviário e um ambiental. Outras propostas são a mudança da matriz curricular de todos os níveis da corporação com o aprendizado de línguas estrangeiras; noções de turismo; curso de controle de distúrbios civis e introdução da disciplina de policiamento em eventos esportivos para evacuação rápida de locais, além de conhecimento de utilização de armamento específico para esse público.

   Estão previstos também cursos de capacitação em gerenciamento de crises e negociações e a instalação de dois pelotões, sendo um com o uso de cães e outro de cavalos. Haverá ainda a criação de uma companhia de signatários, que será específica para cuidar da segurança das autoridades presentes em Cuiabá durante o Mundial. Para prevenir ataques de todos os tipos, também serão criados esquadrões antibomba e antiterrorismo. O conhecimento será repassado aos policiais em cursos dados no Brasil e no exterior.

   O planejamento, conforme contou o coronel, vai trabalhar com cenários para que os policiais possam “ensaiar” como atuar em qualquer situação. Serão dividios em dias de jogos, dias sem jogos, hotéis, aeroportos, transporte urbano e rodoviário e pontos turísticos. Campos Filho explica que, para que todo o trabalho aconteça de acordo com o previsto, foi deflagrado um “relógio” de contagem regressiva até a Copa de 2014 onde estão os prazos de todas as atividades a serem feitas até o evento. Atualmente, disse ele, um grupo de policiais já participa de cursos de inglês e espanhol.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139438/visualizar/