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Agronegócios
Domingo - 21 de Julho de 2013 às 12:19
Por: Rodrigo Maciel Meloni

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Foto: Reprodução / Ilustração
Riva e comitiva apresentam ao governador do pará, Simão Jatene (PSDB), projeto de criação da Ferrovia MT/PA

Riva e comitiva apresentam ao governador do pará, Simão Jatene (PSDB), projeto de criação da Ferrovia MT/PA




O deputado estadual José Riva (PSD) abre a série de entrevistas que o Agro Olhar promoverá com autoridades, empresários e políticos que de alguma forma tem seu trabalho relacionado com o agronegócio. Autor de diversos projetos que prezam por temas diretamente ligados ao universo agropecuário, e neste tocante com foco na logística, o parlamentar abordou o seu principal projeto nessa seara: a criação da ferrovia MT/PA.

Uma das principais bandeiras levantadas pelo deputado como solução para o grave problema de logística que assola o escoamento da produção de grãos do estado, a criação da ferrovia surge como instrumento de desfecho da questão que ataca a economia mato-grossense há vários anos. 

Apresentado ao governador do Pará Simão Jatene (PSDB) por Riva, o projeto foi abraçado pelo chefe do Executivo daquele estado, que o acompanhará a Brasília para mostrar o traçado e a importância da ferrovia para os dois estados ao ministro dos Transportes, César Borges. A importância do Vale do Araguaia também foi destacada pelo político, que em sua opinião se tornará o maior pólo produtor de grãos do estado.

O processo de industrialização do estado também foi colocado em pauta pelo deputado como crucial para o desenvolvimento da agroindústria. Riva discorreu ainda sobre projetos complementares, como o que propõe a adoção de novas medidas que se adotadas irão melhorar as condições da malha viária estadual. 

Ao todo são quatro projetos que determinam, entre outras coisas, prazo de cinco anos para garantir o perfeito estado de conservação da obra realizada e a garantia de que todos os programas de asfaltamento e recapeamento das rodovias priorizem a utilização do asfalto borracha, chamado também de asfalto ecológico, como meio proteger o meio ambiente.

Riva tratou ainda de assuntos como a timidez dos colegas de Brasília em exigir da União ações voltadas para a região, bem como da dificuldade em convence-los sobre a necessidade de criar a ferrovia.

Confira a seguir, na íntegra, a entrevista realizada com o deputado estadual José Riva. 

Agro Olhar – Tendo a logística como um dos principais entraves do crescimento econômico de Mato Grosso, como a criação da ferrovia MT/PA agiria no destravamento do processo de independência econômica da região?

Deputado José Riva – 
Começando pela geração de riqueza que um empreendimento deste porte traz para a região onde a obra é executada. O traçado da ferrovia MT/PA, que sai do município de Água Boa (MT) passa por áreas já antropizadas, que já foram substituídas, durante longo prazo, por lavouras ou pastagens, ou foram mecanizadas; são regiões com potencial para crescimento, fora dos limites de parques e reservas. Os trilhos escoariam parte da produção pelos portos do Pará. Temos opções como o Terminal Marítimo do Espadarte e o porto de Marabá, terminais de fácil acesso. Ela evitaria que tivéssemos de continuar a transportar produtos por cinco mil quilômetros pela costa brasileira. E para garantir a viabilidade do projeto montamos uma equipe qualificada, formada por técnicos entendidos no assunto, que pensa nele por pelo menos dois anos.

Agro Olhar - Em quais princípios estão baseados os preceitos do projeto de criação da ferrovia?

Deputado José Riva – 
Ele parte do princípio de que o governo e a iniciativa privada devem investir no planejamento estratégico da logística ferroviária, objetivando atender as necessidades atuais e futuras de transporte em todo o território nacional. Ampliar a rede ferroviária com vistas a redução de custos de transporte para beneficiar o mercado interno, além de criar condições mais favoráveis à competição no mercado externo, é essencial. Nosso projeto procura se assegurar que tudo será pensado para manutenção do melhor estado de conservação, da consequente modernização e do crescimento da malha existente.

Agro Olhar – a respeito da competitividade de nossa malha ferroviária, qual a sua avaliação?

Deputado José Riva -
 Os Estados Unidos são cortados de norte a sul, de leste a oeste, por trilhos. A América do Norte e a Europa contabilizem bem mais de 60 % das ferrovias do planeta. Nestes países, os trens já competem com os aviões como opção de transporte rápido, tanto de cargas como de cidadãos. A nossa infraestrutura ainda é deficitária, mas há boa vontade dos governos para mudar esse cenário. 

Agro Olhar – o que se tem feito para mudar essa realidade?

Deputado José Riva - 
O Executivo Estadual, por meio do programa MT Integrado, tem feito sua parte; a União acionado mecanismos para alavancar o Projeto Nacional ferroviário, mas é preciso tratar nossa logística com mais empenho de todOs os envolvidos, colocar em prática as Parcerias Público-Privadas (PPPs) que até hoje não saíram do papel em MT, por conta da burocracia que por muitas vezes tem afastado investidores. Assim quem resolvermos os problemas internos, podemos falar em competitividade. Potencial nos temos, basta transformar isto em benefício da sociedade. 

Agro Olhar - Essa falta de capacidade de competitividade ocorre também com a economia do estado em relação a outros produtores?

Deputado José Riva 
- Mato Grosso é um estado com potencial, não é um estado rico. Proporcionalmente Mato Grosso é idêntico ao estado do Iowa (EUA) no que diz respeito a área e população. Mas existe um buraco econômico entre estas duas economias. Em Iowa eles faturam com a produção agrícola três vezes mais, produzindo em área equivalente, com potenciais equiparados.

Agro Olhar - MT é economicamente viável?

Deputado José Riva - 
Mato Grosso é viável economicamente. Só existe falta de planejamento, falta de conhecimento. O Estado está inviabilizado, o produtor paga cada vez mais caro por uma infraestrutura deficiente. Não há retorno. Os portos do Sul não suportam mais a produção de grãos do Centro-Oeste. Precisamos investir na região e destravar este gargalo.

Agro Olhar – Que considerações faz sobre o trabalho da bancada federal no que concerne a atuação em prol da viabilidade logística de MT?

Deputado José Riva -
 É uma atuação ainda tímida, mas o empenho de deputados como Eliene Lima (PSD) e Nilson Leitão (PSDB) e do senador Jaime Campos tem nos ajudado a colocar o assunto em pauta no Congresso. A reunião com o ministro é reflexo disso, da articulação de parte da bancada. Por outro lado, vejo boa vontade de todos que a integram. Só é preciso continuar o trabalho de convencimento de nossos congressistas, sensibiliza-los sobre o tema. 

Agro Olhar - O que você espera da reunião que foi agendada com o ministro do Transporte para que você apresente o projeto da ferrovia?

Deputado José Riva -
 Assim como o governador do Pará Simão Jatene se interessou e encampou o projeto da ferrovia, acredito que a reunião agendada pelo senador Jaime Campos com o ministro dos Transportes César Borges em agosto terá resultado positivo. Penso que ele também entenderá a necessidade de executar projeto, verá nele a óbvia e urgente viabilidade da obra; a comitiva que apresentará o projeto está bem preparada. Estamos todos empolgados com a reunião. O interesse é enorme pelo empreendimento.

Agro Olhar – Qual o objetivo específico deste encontro?

Deputado José Riva -
 Para abrir uma nova concessão ferroviária é necessária a inclusão do traçado no Plano Nacional Ferroviário, por isso pedimos ao senador Campos que intermediasse esse encontro em Brasília para apresentarmos o projeto da Assembleia Legislativa. Trabalhamos muito nesta proposta, é um processo burocrático, mas estamos confiantes, pois trata-se de alternativa para o escoamento da produção de Mato Grosso e Pará, resultando em melhorias na logística do país.

Agro Olhar – Qual o traçado inicial do da ferrovia?

Deputado José Riva - 
O projeto de ligação ferroviária MT/PA foi elaborado com o traçado partindo de Água Boa até Barcarena, no nordeste paraense. A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá), que está em projeto de implantação. Riva explica que Mato Grosso não pode ficar preso a um projeto ferroviário elaborado pelo Governo Federal, por isso conduziu o projeto ferroviário.

Agro Olhar – Existe a possibilidade de ampliação deste traçado?

Deputado José Riva - 
Lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município na ferrovia por meio de um ramal. Sei que MT tem potencial a ser explorado e com maior investimento em logística, o retorno será imediato. O Vale do Araguaia vai ser o maior produtor agrícola de MT.

Agro Olhar - Quais são e de quem partem estes interesses?

Deputado José Riva - 
O governador Jatene nos disse que com a sua capacidade de endividamento, que chega a R$ 1bilhão, mais investimentos na ordem de R$ 2 bilhões, consegue o recurso necessário para construção da ferrovia. Ele se mostrou totalmente interessado em levar o projeto adiante. Os norte-americanos têm mostrado interesse em investir no projeto, bem como os russos, chineses e alguns grupos árabes. Todos entendem que esta é a melhor opção para dar vazão ao crescimento de MT e região. 

Agro Olhar – Qual o papel da agroindustrialização neste cenário?

Deputado José Riva - 
Fundamental. A chegada da ferrovia e agroindustrialização do estado andam lado a lado. Ocorrem e devem ocorrer ao mesmo tempo. Em projeto de lei que apresentei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, orientei o Programa de Desenvolvimento da Agroindústria de Mato Grosso para o beneficiamento e ou transformação de produtos agrosilvopastoris, aqüicolas e extrativistas, abrangendo desde os processos mais simples até os mais complexos, buscando gerar empregos e renda, agregar valor a produção primária de Mato Grosso, melhorar a qualidade sanitária dos alimentos, bem como diminuir a pressão sobre os biomas, as desigualdades sociais e regionais.






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