Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 28 de Janeiro de 2010 às 19:18
Por: Eliana Bess

    Imprimir


Desde o dia 25 a equipe de fiscalização do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT) está concentrada na fiscalização de materiais escolares. É a Operação Volta às Aulas que termina na sexta-feira (29.01) e este ano abordou a parte têxtil, no caso, a fabricação dos uniformes. Este é o primeiro ano que a fiscalização tem foco nas indústrias onde eles são confeccionados.

“Não é alarmante, mas encontramos algumas surpresas nos uniformes. Na maioria dos locais alguma não conformidade foi identificada, deixaram de informar orientações que são obrigatórias, como por exemplo, a composição têxtil”, revelou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Fiscalização do Imeq.

Em outros casos, a costura da etiqueta cobria o país de origem. Para estar dentro da conformidade, devem constar seis informações na etiqueta: a marca, indicação fiscal (CNPJ ou CPF), tamanho, composição têxtil, maneira de conservação e país de origem.

Nos anos anteriores a fiscalização relativa a este item era feita nas lojas e apresentava um resultado superficial, uma vez que não se tinha acesso a todo o resultado da produção.

Com relação aos materiais escolares a atenção está voltada para aqueles que tiveram reprovação nos anos anteriores. Entre eles, algumas marcas de colas; uma única marca de sulfite (as demais marcas de sulfite não apresentaram resultado negativo nos últimos três anos), então é feito um trabalho a título de monitoramento.

Apenas um tipo de borracha (de apagar) foi reprovado em 2009, por conta disso todas as similares foram coletadas.

Cadernos somente as marcas novas estão sendo fiscalizadas.

O resultado final da Operação Volta às Aulas será divulgado até o dia 06 de fevereiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144460/visualizar/