Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 27 de Novembro de 2009 às 02:30
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Bons preços no mercado futuro estão impulsionando a comercialização antecipada de soja em Mato Grosso. Dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelam que do total previsto para ser colhido na safra 2009/2010 da oleaginosa, cuja estimativa é de 17,846 milhões de toneladas, 40,3% já foi vendido. O percentual equivale a 7,191 milhões de toneladas do grão, já negociadas no mercado externo. O índice é 12,5 pontos percentuais maior que o verificado em novembro do ano passado, quando 27,9% da safra havia sido negociada.

De acordo com o diretor-administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Henrique Fávaro, a comercialização avançada é motivada pelo incremento do preço do grão no mercado futuro, que conforme ele, esta semana apresenta o maior valor dos últimos seis meses. "A orientação da entidade é que o produto venda a soja para que possa, pelo menos, cobrir os custos de produção que são em dólar", afirma o diretor ao complementar que o sojicultor tem de aproveitar esta alta de preços para travar venda futura.

Acompanhamento de preços feito pelo SojaNet aponta que nesta quarta-feira (25), o bushel de soja (equivalente a 27,215 quilos) cotado na Bolsa de Chicago chegou a US$ 10,54, elevação de 7,9% sobre o valor registrado no dia 1º de novembro, quando estava US$ 9,76. Fávaro explica que a recuperação dos preços no mercado futuro é motivado pela perda do produto nas lavouras norte-americanas e pela seca enfrentada pelos argentinos. "O último levantamento ao qual tive acesso mostrava que 89% da lavoura americana havia sido colhida e que parte dos 11% restantes havia sido prejudicada pela nevasca".

Associado à perda americana, a safra argentina está enfrentando dificuldade, mas não com o frio e sim com a estiagem. Além desses fatores climáticos, o aumento na demanda internacional por grão e farelo de soja por parte da China fez com que o preço internacional subisse. "Nossa expectativa é que o cenário continue positivo para o produtor, mas é impossível prever que o mercado permanecerá desse jeito", considera Fávaro ao complementar que as indústrias estão pagando prêmio aos sojicultores.

Safra 2008/2009 - Ainda conforme o Imea, a comercialização da safra 08/09 atingiu 99,7% este mês, um pouco maior que os 98,4% registrado em novembro do ano passado, quando se vendeu o ciclo 07/08.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150135/visualizar/