Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 26 de Novembro de 2009 às 13:25

    Imprimir


O índice de desemprego no Brasil caiu para 7,5% em outubro, chegando ao menor nível no ano, revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, a taxa de desocupação, também em queda, ficou em 7,7%.

No ano de 2008, o menor nível foi registrado em dezembro, 6,8% de desemprego.

A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas seis maiores regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife).

Para o IBGE, apesar das duas reduções consecutivas, a margem "mostra estabilidade, com variações pequenas" de um mês para outro na comparação com igual período de 2008.

A "desaceleração", sem retrocesso, do mercado de trabalho obedeceu à "perda de força" durante a crise, explicou Cimar Azeredo, gerente responsável do índice de desemprego do IBGE.

Nas seis regiões metropolitanas, a renda média dos ocupados aumentou 3,2% na comparação com o mesmo mês de 2008, subindo para R$ 1.349 (US$ 781,5).

Em sua primeira queda desde fevereiro de 2004, o emprego formal caiu 0,3% no mesmo comparativo e "mostra um retrocesso da qualidade do emprego", apontou Azeredo.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150190/visualizar/