Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 24 de Outubro de 2009 às 12:39

    Imprimir


Ao participar da comemoração de seus 64 anos promovida por militantes do PT em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que, apesar de não poder desejar neste ano que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) seja eleita sua sucessora, ele espera que em seu próximo aniversário estar comemorando a eleição dela.

Segundo o presidente, o desejo de que Dilma seja eleita em 2010 pode ser encarado pela Justiça Eleitoral como campanha antecipada, como tem sido acusado pela oposição.

"Isso [desejar a eleição da Dilma] eu não posso porque está fora de época eleitoral e a legislação não permite nem em sonho que eu possa fazer qualquer pensamento positivo sobre a Dilma antes da convenção partidária e dela se afastar do governo. Mas no próximo aniversario eu, se Deus quiser, estarei comemorando a eleição dela", afirmou.

O presidente disse que torce para que 2010 seja um ano tranquilo com uma disputa eleitoral "civilizada" que possa fortalecer a democracia no país. "Eu acho que o Brasil precisa ter um ano de tranquilidade. Vamos ter eleições, eleições é sempre um momento extraordinário de consagrar a democracia no país, mas é importante que as campanhas sejam civilizadas com interesse de politizar a sociedade e com nível compreensível da sociedade de que vale a pena ter campanha a cada dois anos no Brasil", disse.

Lula revelou ainda que um de seus desejos nesse ano foi para que o país registre em seu último ano de governo o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 5%, o que pode consolidar o país como a quinta economia mundial em 2016, como projetou o Bando Mundial.

"O pedido foi para que as coisas transcorram com muita normalidade e que o Brasil cresça muito bem no ano de 2010 porque se conseguirmos crescer mais ou menos 5%, 4,5%, significa que a crise [financeira internacional] acabou no Brasil e significa que a gente pode ter alguns anos de crescimento contínuo, para que a gente possa estabelecer na prática aquilo que o Banco Mundial está dizendo que, em 2016, o Brasil pode ser a quinta economia mundial. Se isso acontecer, é tudo que o povo precisa, é tudo que o povo quer", afirmou.

Lula recebeu hoje pela manhã integrantes do PT que foram até o Palácio da Alvorada para cantar parabéns pelo seu aniversário. O aniversário do presidente, no entanto, é só na terça-feira. Ele nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152404/visualizar/