Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Outubro de 2009 às 13:34

    Imprimir


Em reunião com a gerente-executiva de Apoio Administrativo da Coordenação Regional da Eletronorte no Estado de Mato Grosso, Solange Maria da Silva, o prefeito de Nova Mutum Lírio Lautenschlager e o vereador Eurico Aparecido da Silva colheram informações sobre programas que devem ser desenvolvidos pela empresa em parceria com a Eletrobrás e com municípios mato-grossenses: o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e o Procel GEM. Ambos visam incentivar o uso racional da energia.

O Procel foi criado em 1985 pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio. Gerido por uma Secretaria Executiva subordinada à Eletrobrás, objetiva promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, para que elimine os desperdícios e se reduzam os custos e os investimentos setoriais. O Procel GEM visa à implantação de um Núcleo de Gestão Energética Municipal. Este núcleo, de acordo com o prefeito, vai atuar como um colaborador do administrador público municipal na gestão e uso eficiente de energia elétrica, nos centros consumidores pertencentes à prefeitura. “A idéia é identificar oportunidades de economia e geração de energia, que reduzam desperdícios, elevando ganhos, obtendo, conseqüentemente, maiores recursos para serem utilizados em setores considerados prioritários para a comunidade”, explica.

De acordo com Solange Maria da Silva este programa surgiu justamente da necessidade de orientar os municípios para que acompanhem os gastos com energia. “A implementação de ações, dentro da proposta do Procel, revelou um ponto-chave importante a ser trabalhado: a maioria dos municípios não realiza acompanhamento adequado dos gastos com energia. Com isto, perde oportunidades de redução de desperdícios. A Gestão Energética Municipal (GEM) vem aperfeiçoando a estrutura de atendimento às demandas municipais, para questões relacionadas à boa gestão energética”, observa.

Maria Solange observa, ainda, que com a implementação desse programa nos Municípios, a Eletrobras/Eletronorte/Procel espera contribuir efetivamente para o fortalecimento da competência municipal na gestão da energia elétrica, e para a conservação da energia em nível local. Ela lista alguns benefícios que poderão vir desta iniciativa: formar uma equipe capacitada na prefeitura, saber como negociar contratos com a concessionária de energia, reduzir o desperdício de energia elétrica e a conta da prefeitura.

As ações do Procel Gem, segundo a gerente de Apoio, destinam-se à administração pública municipal, mais diretamente aos técnicos municipais, ligados à área de energia elétrica, que serão os responsáveis pela gestão e controle do consumo, e aos prefeitos e secretários, que serão os responsáveis pelas decisões e pela implementação da cultura de eficiência energética na prefeitura.





Fonte: AMM/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152971/visualizar/