Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 16 de Outubro de 2009 às 12:33

    Imprimir


Projeto de lei de autoria do deputado Sérgio Ricardo (PR), 1° secretário da Assembleia Legislativa, institui no calendário oficial de Mato Grosso, o “Dia do Guia de Turismo”, a ser comemorado em 10 de maio de cada ano.

A indústria do turismo no Brasil é responsável, atualmente, por 5,7 milhões de empregos. A arrecadação de impostos diretos e indiretos decorrente desta atividade gira em torno de US$ 7 bilhões. Os negócios ligados ao setor representam 3,6% do PIB (Produto Interno Bruto).

“O turismo é o setor econômico que mais cresce no Brasil. Em 2014, Mato Grosso será uma das sedes da Copa do Mundo o que vai atrair um número considerável de turistas”, observou o deputado ao informar que ao instituir uma data em homenagem ao guia está também incentivando a categoria já que o mercado necessita cada vez mais de profissionais capacitados para atender o visitante com qualidade.

Mato Grosso é um estado privilegiado para o turismo por concentrar em seu território três biomas – Amazônia, Cerrado e Pantanal além das belezas naturais da região do Araguaia. Destacam-se também aqui a arte e cultura.

“Com a Copa do Mundo as exigências serão grandes para que possamos atender os novos padrões de consumo”, avalia Sérgio Ricardo, ao complementar: “cada vez mais as agências, hotéis, restaurantes entre outros que prestam serviços ao trade turístico vão exigir profissionais capacitados”.

Ainda segundo o deputado, em todo o mundo o guia de turismo exerce um papel importante no setor. “Existe uma demanda muito grande por profissionais habilitados. Vejo que o guia regional pode atender com eficácia os novos padrões exigidos pelos turistas”.

Guia de Turismo

O guia de turismo é o profissional responsável por conduzir o primeiro olhar dos visitantes para a cidade e também despertar no morador a atenção para seu patrimônio. É ele que, através de estudos permanentes, pesquisa o roteiro e apresenta a região. A sua presença é essencial, porque cada local visitado tem um significado e uma história, que devem ser transmitidos. Mas muito além de conhecer lugares e dar explicações, o guia de turismo possui uma visão estratégica, atuando de forma participativa e indispensável para o bom aproveitamento de qualquer viagem.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152978/visualizar/