Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 28 de Setembro de 2009 às 09:08

    Imprimir


Após boas chuvas em setembro os produtores que optam pela soja precoce em Mato Grosso, liderando todos os anos o início do plantio da oleaginosa no país, já iniciaram os trabalhos da safra 2009/10, que deve superar em área semeada a temporada anterior, segundo produtores e especialistas.

No acumulado de setembro, o Estado que responde por mais de 30 por cento da safra de soja do Brasil já conta com um volume de chuvas superior à média histórica, de acordo com a Somar Meteorologia.

Mas, apesar das precipitações e de um esperado aumento de área em Mato Grosso, o ritmo dos trabalhos tem seguido o dos últimos anos, afirmou o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira.

"O produtor que vai plantar a soja mais precoce é aquele cara que planta algodão, que quer colher mais cedo (a soja) para plantar o algodão no começo de janeiro", disse Silveira, que calcula um crescimento de 2,7 por cento no plantio no Estado ante 08/09.

Esse aumento seria proporcionalmente menos expressivo do que o previsto para toda a safra nacional por consultorias.

A maioria dos analistas prevê que em 09/10 o Brasil, segundo produtor mundial de soja, poderá superar em 3 a 4 milhões de toneladas a safra anterior em termos de potencial produtivo, atingindo um recorde de 64 milhões de toneladas, se o tempo colaborar.

Em 08/09, o país poderia ter colhido 60 milhões de toneladas não fosse a seca no Sul, que reduziu a produção nacional para 57 milhões de toneladas.

Embora tais avaliações de aumento da safra da oleaginosa já circulem no mercado , o Mato Grosso semeou apenas cerca de 5 mil hectares, de um total de 5,85 milhões de hectares esperados, segundo o Imea, instituto de análise dos produtores mato-grossenses.

PLANTIO TRADICIONAL

Questionado se este ano um número maior de produtores estaria optando pela soja precoce, para fazer as chamadas safrinhas (segunda safra) de algodão e milho, Silveira descartou tal possibilidade.

"Não tem mais gente optando por um plantio mais precoce, está chovendo em alguns lugares... Mas o produtor tradicional de soja só vai plantar a partir do dia 5 de outubro, vai plantar normal, para colher o melhor possível", destacou o presidente da Aprosoja, explicando que aqueles que começam a semear só no próximo mês geralmente conseguem obter melhores produtividades, com a intensificação das chuvas.

A soja precoce, de ciclo curto de desenvolvimento, geralmente é menos produtiva que as variedades de ciclo normal.

Para Silveira, uma eventual vantagem de se colher antes para obter melhores preços, com a soja precoce, também não tem norteado os produtores.

"A história de preço em janeiro eu não acredito muito. As empresas já fizeram contratos para entrega futura. E dos 18 por cento já vendidos (18 por cento da safra futura comercializada antecipadamente), pode ter certeza que é pra entrega em fevereiro", pontuou.

Antonio Galvan, produtor em Sinop, que está em uma das principais regiões produtoras do Estado, mais ao norte de Mato Grosso, concorda. "O pessoal está plantando, choveu mais cedo, mas o número de pessoas é pequeno... Tem alguma coisa plantada, mas tem gente esperando o período melhor de produtividade."

Entretanto, o analista da Agência Rural Eduardo Godoi, com sede em Cuiabá (MT), avalia que mais produtores estejam preparados para iniciar o plantio antes este ano.

"Choveu praticamente no Estado todo... então, quem tem semente no armazém já está plantando. Acredito que a evolução do plantio seja bem rápida", disse Godoi, que deve divulgar uma estimativa de avanço da semeadura ainda esta semana.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154305/visualizar/