Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 24 de Setembro de 2009 às 18:28

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso promove a 2ª Jornada Científica, de 7 a 9 de outubro, em Cáceres. O evento promete movimentar a cidade com acadêmicos, professores de todos os campi da Unemat e pesquisadores de universidades e agências de fomento de todo o país.

Para falar sobre a política de pesquisa e pós-graduação e as principais ações desenvolvidas na Unemat, o reitor Taisir Karim, e a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Carolina Joana da Silva, concederam entrevista ao Programa “Unemat em Ações”, co-produção Tv Taimã, Tv Descalvados (SBT) e Tv Vitória Régia (BAND), exibida nessa semana (22.09). Os principais trechos desse bate-papo podem ser conferidos abaixo.

Quais os principais programas e avanços na pesquisa e pós-graduação na Unemat?

Taisir Karim- A Universidade do Estado de Mato Grosso investe no fortalecimento dos programas de pesquisa e pós-graduação. Como reflexo dessa política, a Unemat obteve aprovação de quatro mestrados institucionais nos últimos anos.

O curso de Ciências Ambientais teve início em 2006, no campus de Cáceres. Em 2007, teve início um novo curso na área de Ecologia e Conservação, em Nova Xavantina. Neste ano, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou o mestrado em Linguística, em Cáceres, que está com inscrições abertas até o dia 16 de outubro, e em Estudos Literários, no campus de Tangará da Serra, com seleção ainda este ano e início das aulas em 2010.

Outras propostas estão em processo de análise pela Capes, podendo ampliar esse número. Há a possibilidade de aprovação de mais um programa de mestrado institucional em Educação. Na pós-graduação houve avanço significativo nos últimos anos. A Unemat atua qualificando professores da própria Instituição, docentes da rede pública e pesquisadores do Estado de Mato Grosso.

A Unemat realiza, de 7 a 9 de outubro, a 2ª Jornada Científica. Qual o objetivo desse evento?

Carolina Joana da Silva- A 2ª Jornada Científica vai reunir toda a produção de ciência na universidade, desde a iniciação científica até a pós-graduação. A Jornada foi concebida para integrar quatro eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Unemat: o 2º Workshop dos grupos de pesquisa e da pós-graduação, o 4º Seminário do Convênio de Cooperação Institucional (UFSCar/Unemat/Fapemat), o 5º Congresso de Iniciação Científica (Conic) e o 1º Workshop de pesquisa e pós-graduação Indígena. Pela primeira vez, os trabalhos de iniciação científica serão avaliados e haverá premiação para o melhor trabalho oral e painel.

Os workshops têm como objetivo fomentar, fortalecer e integrar as pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa da Unemat. Também serão realizados grupos de trabalho, que irão discutir mestrados e doutorados com outras instituições de ensino superior, além de pesquisas científicas em rede, com objetivo de atender mais de um campus universitário.

Os eventos refletem a operacionalização das políticas de pesquisa e da pós-graduação da Universidade. A Unemat conta, hoje, com 156 doutores e mais 30 processos em andamento. O maior investimento em ciência e na qualificação dos nossos docentes reflete em mais recursos externos para a Universidade.

Inscrições: A data de inscrição a 2ª Jornada Científica para líderes de grupo se encerra no dia 25 de setembro. As demais inscrições de membros e/ou participação continuam até a data do evento (07 de outubro).





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154513/visualizar/