Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 31 de Julho de 2009 às 20:35
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Objetivo da administração é criar Centro de Educação e Cultura e melhorar projeto destinado aos alunos do município

O projeto Aplausos desenvolvido em Nortelândia, e que atende 200 alunos da rede estadual e municipal de ensino, está sendo responsável por descobrir novos talentos na arte da pintura e ainda despertar os jovens no aprendizado de línguas como inglês e espanhol, iniciativa inédita adotada pela atual administração objetivando melhorar o nível educacional dos estudantes do município.

No período vespertino os alunos se reúnem nas dependências da antiga escola estadual “Tancredo de Almeida Neves”, cedida pela Secretaria de Estado de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso, para participarem das oficinas de inglês, espanhol, futsal, informática, pintura em tela e em tecido, capoeira, dança e teatro, linguagem (português e matemática), priorizando apoio a aprendizagem com aulas de reforço. Foram inseridos no projeto com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), aulas de judô e treinamento na fanfarra municipal.

A novidade que vem apresentando resultados surpreendentes são as aulas de pintura em tela e em tecido, revelando o talento da meninada para a arte, reforçando a idéia do atual governo em provocar o crescimento intelectual das crianças, jovens e adolescentes do município. Os alunos estão encantados com a capacidade que descobriram possuir, de onde pode acabar surgindo grandes artistas plásticos e provocar a realização de uma exposição com obras pintadas por eles, é o que acredita a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Marlene Júlia Scarpat. O projeto é coordenado pelo educador Florindo de Almeida Quinteiro.

Desde o inicio do ano, o prefeito municipal Neurilan Fraga, após conhecer o projeto, estudava com sua equipe algumas mudanças que consideravam importantes para o crescimento pessoal e intelectual dos jovens, decidindo por inserir aulas de inglês, espanhol, pintura e musica, esta última com previsão de iniciar no próximo ano. “Ora, os alunos de escolas particulares têm acesso a essas atividades tão importantes nos dias de hoje, dentro do mundo globalizado, como conhecimento em outras línguas básicas, como inglês e espanhol e ainda a música e por que não proporcionar isso aos alunos da rede pública, melhorando alguns aspectos do projeto” disse ele.

O chefe do executivo municipal informou que a partir destas avaliações surgiu a idéia de criar o Centro Educacional de Cultura, Esporte e Lazer, em período integral, idéia que já foi apresentada ao Secretário de Estado de Educação, Deputado Ságuas Moraes e sua equipe, logo nos primeiros meses e governo e que possivelmente será implantada no ano que vem para atender um maior número de alunos. Um dos objetivos com a criação do centro educacional é retirar as crianças, jovens e adolescentes das ruas da cidade, buscando evitar o contato com drogas, crimes e prostituição, além de elevar o nível de conhecimento dos alunos e despertar o interesse para atividades com conteúdos aprimorados e importantes para a construção do caráter e da cidadania.

O centro funcionaria em período integral, como atividade complementar ao período escolar e seriam inseridas novas oficinas como música (flauta, piano, teclado e etc), futebol, vôlei, aulas de cidadania, entre outras.

“O projeto que estamos desenvolvendo é muito interessante e não tenho dúvida que surtirá efeito no convívio familiar e no comportamento dos alunos beneficiados, é bastante amplo e objetiva melhorar a qualidade de vida de todos” salientou o prefeito.

As instalações da Escola Estadual “Tancredo de Almeida Neves” deverá ser reformada pelo estado para poder abrigar as oficinas e a manutenção será feita pelo município, numa parceria que acreditam os idealizadores ser inédita no estado e servir de exemplo para outros municípios e estados. Atualmente o Governo do Estado financia a contratação de pessoal especializado nas áreas oferecidas e o Governo Municipal é responsável pelo material didático, equipamentos, móveis e manutenção do programa





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156249/visualizar/