Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 08 de Julho de 2009 às 17:32
Por: Carla Falci

    Imprimir


Trabalhar a matéria prima, agregar valor ao produto, investir na capacitação de mão de obra, sem esquecer as leis do meio ambiente, são os objetivos do Governo de Mato Grosso para o desenvolvimento da economia regional. As missões técnicas realizadas por todo o Brasil visam aprofundar o estudo na área e trazer para o Estado novos conhecimentos e tecnologias.

Com essa visão, na última semana, uma equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Secitec, Senai e Sebrae-MT, participou de atividades no Centro de Tecnologia Couro e do Calçado Albano Franco (CTCC), em Campina Grande, Paraíba. No local, o grupo realizou visitas técnicas, assistiu palestras e participou de debates.

Dentre os assuntos tratados, o assessor técnico da Sicme, Manuel Gomes, destacou as áreas de educação, meio ambiente, curtume, laboratórios design e consultoria de negócios. “O foco na educação é impressionante. Eles realizam uma preparação como um todo, desde a qualificação da mão-de-obra, pesquisas, avaliações tecnológicas e visibilidade do produto com trabalhos de design. É uma interação muito grande com a comunidade, empresas e o meio acadêmico”.

O assessor afirma que a união da preparação da mão-de-obra, com novas tecnologias, resulta em uma produção de alto padrão que, além de inovadora, é tecnologicamente correta. “Queremos trazer para Mato Grosso, por meio de parcerias com o centro, os métodos aplicados e utilizar aqui o que na prática está comprovado com eficiência. Nossa idéia é valorizar a matéria prima do Estado, atendendo as demandas existentes na região, como o município de Colíder, que possui vários artefatos de couro”.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, a parceria será mais uma contribuição para o desenvolvimento do setor no Estado. “Encontrar pessoas que buscam conhecimento e fazer algo que possa progredir é nossa meta. Com isso, agregamos valor a matéria prima, geramos emprego e renda para Mato Grosso”.

Há 15 anos na Paraíba, o Centro de Tecnologia trabalha fortes ações com calçados e artefatos do couro, com laboratórios de química, física, mecânica, design, modelagem de produtos, entre outros. Cada ano, 1.200 matrículas são feitas para qualificação profissional. “O trabalho que desenvolvemos melhora o nível da qualidade dos trabalhadores, que juntamente com a evolução das indústrias, com equipamentos novos, muda o perfil dos empreendimentos regionais. A grande maioria das empresas era artesanal, que modernizaram e hoje chegam a empregar mais de 50 pessoas”, relatou o gerente do CTCC, Eugênio Pacelli Dantas Grassi.

Pacelli revela que os trabalhos em Mato Grosso podem focar na exploração da visão de design de um produto, cria uma imagem da região. “O calçado, por exemplo, tem particularidades, que pode começar no fundo de quintal e se estruturar em uma grande empresa”.





Fonte: Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157528/visualizar/