Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 30 de Junho de 2009 às 12:01
Por: Edilson Almeida

    Imprimir


Mato Grosso tem pessoas infectadas com o vírus da AIDS em todos os municípios, mas a assistência efetiva ocorre apenas em doze cidades do Estado. Entre elas Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis e Cuiabá. A informação é do representante estadual da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP+Brasil), Sandro Rosa, ao anunciar a realização do III Encontro Estadual, com o tema “Começar de Novo”. O evento acontecerá entre os dias 2 e 4 de julho, em Cuiabá, no auditório do Sintep/MT.

O evento vai discutir políticas públicas, assistência e tratamento do HIV/AIDS, divulgar e disseminar as ações da Rede em nível nacional, para o maior número de municípios mato-grossenses. Sandro Rosa diz que será um momento de retomada das ações da rede no Estado e, das pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA) tomarem conhecimento do que ela representa. Ao mesmo tempo, conhecer os avanços da Organização da Sociedade Civil (OSC) na luta contra a epidemia da AIDS, e o intercâmbio com pessoas de outras cidades.

“Momento ideal para traçar políticas e linhas de atuação em nível estadual, em parceira com as Organizações da Sociedade Civil (OSC): RNP+Brasil, o Movimento Nacional de Luta contra a AIDS e o poder público de Mato Grosso” – ele frisou.

Sandro destaca a necessidade de se constituir uma rede cidadã em defesa dos direitos das (PVHA) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, “esse movimento está praticamente desarticulado no Estado”. Através dos novos pontos focais principalmente nos municípios que recebem incentivos do Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

Na programação ainda debaterão temas sobre ações inclusivas das PVHA, o que é viver com AIDS nos dias atuais, Cidadania, Legislação, dentre outros. A RNP+ Brasil (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/ADS) surgiu em 1995 com um grupo de 10 portadores, em uma reunião ocorrida em paralelo ao V Encontro Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV e AIDS, "Vivendo", encontro anual organizado pelo Grupo Pela Vida do Rio de Janeiro e Niterói.

Em 1996 no Encontro Nacional de ONGs - ENONG/AIDS em São Paulo, 60 portadores se reúnem e dão continuidade à RNP+. Em 96 no VI Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, "Vivendo", 45 portadores se articulam e deliberam objetivos principais de um projeto para encontros regionais e a criação da Carta de Princípios da RNP+Brasil.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157938/visualizar/