Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 24 de Junho de 2009 às 05:02
Por: Leandro Perché

    Imprimir


Um novo estudo publicado na revista científica AIDS indica que a infecção pelo HIV aumenta os riscos de infarto e derrame tanto quanto tradicionais fatores de risco, como o diabetes e o tabagismo. Apesar de o tratamento da infecção ser associado ao aumento do colesterol e do diabetes, os resultados do novo estudo mostram que o HIV por si mesmo seria um fator de risco cardiovascular.

Usando o ultrassom para avaliar as artérias carótidas de 433 adultos infectados e 5749 adultos similares sem a doença, os especialistas da Universidade da Califórnia descobriram que o estreitamento das artérias era maior entre os infectados com o vírus da aids, aumentando o risco cardiovascular. E análises posteriores mostraram que isso seria efeito independente da infecção.

Por isso, os pesquisadores recomendam que os médicos passem a considerar a infecção pelo HIV como um fator de risco para problemas cardiovasculares, pois alguns desses pacientes podem precisar de tratamentos mais agressivos para a redução do colesterol e para controle de outros fatores de risco.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158279/visualizar/