Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 21 de Maio de 2009 às 15:12

    Imprimir


Aconteceu nesta quarta feira (20), a Sessão da Câmara de Nova Marilândia. O presidente da casa, Gilmar Paniça (PR), chamou para o uso da palavra o secretário de Saúde, Jader Correia.

O secretário acabara de vir do Congresso Nacional dos Secretários de Saúde, realizado em Brasília – DF. “Preferi participar mais de palestras sobre o financiamento da Saúde. Pois os municípios passarão a gerir todos os seus recursos por intermédio da Secretaria de Saúde. Então quis me preparar em saber como aplicar esses recursos da melhor forma”, revelou Correia.

Em discurso na Sessão, o secretário falou sobre a evolução que a cidade está obtendo nas diversas áreas da Saúde. Para mostrar essa melhora, Correia passou alguns dados. Somado fevereiro, março e abril foram feitos 934 exames em Nova Marilândia. Foram recebidos mil Kits odontológicos, 500 para uso infantil e 500 adulto. Na área da fisioterapia foram feitos em janeiro 31 atendimentos, passando para 65 em fevereiro, 100 em março e abril 67. Segundo o secretário a diminuição de abril se deve ao êxito de recuperação e, por consequência, a redução no número de atendimento.

Correia disse que no ano passado Nova Marilândia perdeu recursos na área da Saúde por não enviar relatórios, o que está sendo recuperado este ano. Outro ponto citado pelo secretário foi o de que em 2008 o hospital sofria pela falta de medicamentos. Se a pessoa não tivesse comprado a medicação não tinha como recebê-la. Caso que disse ter resolvido, e a farmácia do hospital conta hoje com um bom repertório de remédios.

O secretário disse que a Saúde pode enfrentar dificuldades com a inauguração do frigorífico, mas que já há um planejamento para o investimento e estruturação na área. “Vai inaugurar o frigorífico e deve empregar aproximadamente seiscentas pessoas. Se duzentos desses trabalhadores vierem de fora e trazer com eles uma esposa e filho, a Saúde terá maior demanda em todos os aspectos. Mas estamos preparados para isso”, explicou Correia.

A intenção de Correia é dar mais assistência para as necessidades básicas, para que o PSF não seja sobrecarregado e possa tratar dos casos mais sérios.

Nova Marilândia conta hoje com uma ambulância 24 horas com toda a estrutura necessária. Correia disse que foi feita uma reforma no Posto de Saúde, exigida pela vigilância sanitária. Está sendo feito um leito masculino e outro feminino, e logo terá dois cada, além de um consultório odontológico. Gilmar Paniça revelou ao secretário que uma outra ambulância está para chegar no município.

Para finalizar seu pronunciamento na Câmara, Correia fez questão de salientar a importância da parceria com a Secretaria de Ação Social e Secretaria de Educação, além de todos profissionais que compõem a equipe da Saúde. Desde a pessoa que faz o café, até o médico. Para o secretário, todos são fundamentais para o sucesso que vem tendo.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159553/visualizar/