Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 20 de Maio de 2009 às 13:40

    Imprimir


A venda de celulares caiu 9,4% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2008, chegando a 269,1 milhões de unidades. Segundo o instituto Gartner, trata-se maior queda desde 2001, quando a empresa começou a monitorar esse mercado trimestralmente.

"Essa também foi a primeira vez que houve uma retração nesse mercado na comparação ano a ano no primeiro trimestre, período em que as vendas são fortes na região da Ásia e do Pacífico", afirma Carolina Milanesi, diretora de pesquisas para o setor de celulares, em nota.

Entretanto, o mercado de smartphones continua em alta --foram vendidas 36,4 milhões de unidades, uma alta de 12,7% em relação ao ano passado. Esses modelos representaram 13,5% das vendas de telefones móveis no período, enquanto no ano passado esse índice foi de 11%.

De acordo com o Gartner, o varejo intensificou os esforços para reduzir o estoque de celulares, em uma tentativa de reduzir o investimento na compra de aparelhos, dada a baixa demanda por parte dos consumidores. Esse cenário deve permanecer para o segundo trimestre.

A Nokia manteve a liderança na venda de celulares, mas viu sua participação de mercado cair: a empresa foi responsável por 36,2% dos aparelhos vendidos --no ano passado esse índice era de 39,1%. A Samsung, segunda colocada, cresceu e ficou com 19,1% do setor, seguida por LG (9,9%), Motorola (6,2%) e Sony Ericsson (5,4%).

No segmento de smartphones, a Nokia também é líder, com 41,2% das vendas --no ano passado, a participação havia sido de 45,1%. Em seguida, aparece a RIM (Research In Motion), que cresceu de 13,3% para 19,9%, e a Apple, que passou de 5,3% para 10,8%.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159657/visualizar/