Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Maio de 2009 às 08:33

    Imprimir


Mais uma pessoa morre com suspeita de dengue hemorrágica em Rondonópolis (distante a 212 quilômetros de Cuiabá) em menos de uma semana. A segunda vítima da doença é um idoso de 78 anos que permaneceu internado por 15 dias na Santa Casa de Misericórdia da cidade e mesmo tendo outros problemas de saúde, não resistiu às complicações provocadas pela dengue vindo a morrer nesta terça-feira (12).

Segundo informações colhidas no setor de infectologia da unidade hospitalar, 19 pessoas já foram internadas no município para tratamento da dengue hemorrágica neste ano. Uma das vítimas que permanece internada no hospital é uma menina de nove anos. Ela teve febre e dor de cabeça na quarta-feira passada. No último domingo à noite, a menina passou mal e foi levada para o hospital. O diagnóstico médico detectou que a menina tinha dengue hemorrágica.

Outro sinal de que a menina estaria com a doença é a presença de manchas avermelhadas na pele. A menina e a família dela moram no Jardim Ipê, mesmo bairro onde residia a primeira vítima, a feirante de 30 anos que morreu no dia 07 deste mês. Maria Cristina Ferreira da Silva ficou internada no Pronto Atendimento da cidade por cinco dias, mas não resistiu e morreu por complicações decorrentes da doença.

Procurada pela equipe de reportagem do site da TV Centro América a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rondonópolis informou que os dois casos em investigação serão analisados pela perícia médica vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES). " Uma especialista de Cuiabá virá para Rondonópolis. Ela está com os prontuários dos dois pacientes e deve analisar se os casos são de dengue hemorrágica", confirma Alencar Líbano de Paula, coordenador do Departamento de Saúde Coletiva da cidade. A especialista deve permanecer em Rondonópolis de sexta-feira até sábado (15 e 16). A perita irá capacitar os profissionais da saúde local na identificação e diagnóstico de doenças, inclusive a dengue.

Em relação ao novo caso suspeito de dengue hemorrágica, a Prefeitura informou que o paciente da Santa Casa foi internado com outras complicações médicas, como doenças cardíacas, diabetes e insuficiência renal e, por isso, seria necessário um laudo oficial para confirmar a suspeita. Mesmo sem o laudo, a causa morte do idoso foi identificada como de dengue hemorrágica e impressa na certidão de óbito do idoso.

Dengue em Rondonópolis

Até o momento, o município já registrou 351 notificações da doença. Destas, 171 casos foram confirmados como sendo de dengue clássica. Um caso de dengue hemorrágica foi confirmado. O paciente reverteu quadro clínico da doença e se curou. Um outro caso da doença também foi diagnosticado, mas a vítima também passa bem.

Em relação as 19 pessoas que já passaram por tratamento clínico devido às complicações de dengue hemorrágica, Alencar desconhece os números." Não tenho essa informação. Mas nos últimos tempos estamos percebendo que a dengue está diferente pelo fluxo de pessoas oriundas de outros Estados que passam por Rondonópolis", esclarece.

Mesmo com a incidência de casos o coordenador ressalta que a população não deve ficar alarmada. " A gente tem medo de acontecer um alarde entre a população. A procura pela rede de saúde aumentou muito. Todo mundo quer fazer o exame que detecta a dengue sem mesmo ter os sintomas da doença", informa.

Para coibir o aumento de casos da doença no município estão sendo feitos mutirões de limpeza em bairros com maior incidência da doença e controle químico. E os resultados já são visíveis. " Pelo menos reduzimos os índices larvais da cidade que era de 1,85 e caiu para 1,47", comemora Alencar.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160000/visualizar/