Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 13 de Maio de 2009 às 16:57
Por: Fernando Leal

    Imprimir


Se depender do líder do Partido Republicano na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos, o governo vai desenvolver campanhas regulares de divulgação sobre o linfoma em todo o estado. A proposta está em projeto de lei a ser apresentado pelo parlamentar. O documento cria o Dia Estadual de Conscientização sobre o Linfoma – a ser comemorado no próximo dia 15 de setembro – e o programa de conscientização acerca da doença.

O Linfoma é um tipo de câncer sanguíneo grave, considerado a quarta causa de morte de pacientes oncológicos, atrás apenas dos cânceres de próstata, de mama e do tubo digestivo. No Brasil, cada vez mais pessoas morrem dessa doença. Pesquisas mostram que 74% da população mundial não sabem que linfoma é um tipo de câncer e mais de 30% desconhece a existência da doença. No Brasil, apenas 12% da população sabe a respeito e 6% é capaz de identificar algum dos sintomas.

Segundo últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2004 foram registrados 3.194 mortes por linfoma no Brasil – uma média de 8,5 mortes por dia. No mundo estima-se que mais de 180 mil novos casos sejam registrados ao ano. No dia 15 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Conscientização de Linfoma.

“No Brasil, todo ano surgem cerca de 60 mil novos casos da doença, a maioria em estágio avançado e com dificuldades para o tratamento, e a demora no tratamento ou o tratamento incorreto provoca um grande número de mortes”, alertou Wagner Ramos.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, professor doutor Carlos Sérgio Chiattone, o problema é a falta de campanhas de orientação às pessoas para estimular a ida ao médico para detecção da doença em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores.

O SBHH é uma instituição vinculada à Associação Médica Brasileira e reúne profissionais da especialidade. A expectativa de Wagner Ramos é que o governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, se sensibilizem para a necessidade da realização de campanhas periódicas sobre o tema junto à população.

"Enquanto para outros tipos de câncer há vários esforços, no país, para obtenção do diagnóstico precoce, o mesmo não acontece em relação ao Linfoma. Por sua vez, a grande maioria da população não conhece os sintomas dessa doença. Esse quadro gera graves problemas sociais e econômicos para o próprio governo”, concluiu o líder republicano.

O 15 de setembro foi escolhido por Wagner Ramos porque nessa data se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre o Linfoma.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160038/visualizar/