Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 13 de Maio de 2009 às 15:51
Por: Márcio Falcão

    Imprimir


O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), subiu à tribuna nesta quarta-feira para anunciar que o partido deve deixar o Conselho de Ética se o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) for mantido na relatoria do processo contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG). Caiado disse que o partido não pode compactuar com a intransigência que Moraes demonstra à frente da relatoria.

"Quero reafirmar que um parlamentar tem responsabilidade de elaborar relatório com o sentimento da maioria do colegiado e também em cima das denúncias formalizadas. Não cabe a ele fazer declaração agressiva à opinião pública. Somos representantes do povo. É inaceitável o prejulgamento, tanto para absolver como para condenar. Se ele for mantido na relatoria, nós nos retiramos", disse.

Ontem, durante reunião de líderes da Câmara, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), saiu em defesa do correligionário e sinalizou que o partido não vai retirar a indicação dele para a vaga no conselho. No fim do dia, o PT também anunciou apoio a Moraes.

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), já comunicou a Moraes e ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que vai trocar a relatoria do caso de Moreira.

A reunião do conselho para decidir sobre a relatoria do processo contra Moreira estava marcada para ontem, mas o presidente do colegiado não conseguiu se deslocar para Brasília. A Folha Online apurou que o presidente do conselho encontra dificuldade para encontrar um substituto para Moraes. Ele nega e afirma encontrou quatro nomes, mas que ainda falta bater o martelo e manterá sigilo até a decisão final.

Moraes, que acusa a imprensa de distorcer o que disse e só fala com jornalista gravando a conversa com um gravador próprio, resiste em deixar a relatoria. Ele disse que já tem um mandado de segurança para pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) para continuar no posto.

O relator afirmou ontem que não se arrepende de ter ter dito que "se lixa" para opinião pública. "Eu continuo dizendo sempre o que digo: entre a minha memória, a minha historia, a minha consciência e a verdade, eu fico sempre com a verdade, mesmo que tenha que pagar um preço perante a opinião pública", disse.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160045/visualizar/