Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Maio de 2009 às 21:46

    Imprimir


Rondonópolis está em alerta. A cidade localizada a 212 quilômetros de Cuiabá registrou na noite desta quinta-feira (07) uma morte com fortes indícios de ter sido causada por dengue hemorrágica. A vítima seria uma feirante de 30 anos que ficou por um mês sofrendo os efeitos da doença.

O responsável pelas políticas de saúde coletiva do município, Alencar Líbano de Paula, em conversa com a equipe do site da TV Centro América ressaltou que é prematuro classificar o caso como sendo oriundo de dengue hemorrágica."Existe essa suspeita. Toda a suspeita deve ser investigada. Como autoridade na saúde eu penso que devo aguardar o resultado dos exames e ver o histórico da paciente", pontuou Alencar.

A vítima deu entrada no Pronto Atendimento da cidade no dia 04 de abril e por um mês voltou à unidade hospitalar por outras duas vezes. Segundo Alencar, ela apresentava sintomas aparentes da doença, como dores no corpo, febre alta, cefaléia e vômitos constantes. Nesta quinta-feira a feirante não resistiu e morreu.

Se confirmado o caso, a feirante pode ser a primeira vítima a morrer por dengue hemorrágica em Rondonópolis. Para o coordenador, a população não deve ficar alarmada. "Estamos em uma situação de alerta, hava vista que o número de feriados em abril provocou o deslocamento de pessoas para vários locais. Esse deslocamento expôs (as pessoas) em alguns ambientes com índices de infestação maior".

No bairro onde a feirante morava, a Vila Ipê, está programado para este mês um mutirão de limpeza para a retirada de lixo acumulado de terrenos baldios. De fevereiro até hoje, segundo Alencar, já foram recolhidos aproximadamente 3,5 mil caminhões de lixo em mais de 25 mil residências da cidade. "O trabalho é mais de orientação e vistoria dos imóveis", aponta o coordenador.

O resultado dos exames que irão confirmar a suspeita de dengue hemorrágica deve ficar pronto na próxima semana. Até o último dia 30 de abril, Rondonópolis registrava 252 notificações da doença, sendo que 117 foram confirmadas como sendo de dengue clássica e apenas um caso de dengue hemorrágica. A vítima da dengue hemorrágica, listada em boletim epidemiológico, de acordo com Alencar, conseguiu evoluir o quadro clínico para a cura.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160384/visualizar/