Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Maio de 2009 às 17:31
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Um levantamento feito em março deste ano em 2.503 zonas eleitorais revela que pelo menos 119 prefeitos eleitos em 2008 já foram cassados em todo o país. Mato Grosso figura em quinto lugar na lista dos Estados que mais sofreram baixas de sete gestores que obtiveram êxito nas urnas e agora estão sem mandato. O Estado é superado apenas por São Paulo e Maranhão, onde 9 prefeitos foram cassados em cada deles, Paraná, com 14 e, Minas Gerais, que aparece no ranking de campeão, com 26 gestores cassados.

A pesquisa foi feita entre 10 e 20 de março pelo Tribunal Superior Eleitoral, a pedido do ministro Félix Fischer, que atendeu a uma solicitação do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE). O objetivo era saber quantos prefeitos e vereadores foram cassados por corrupção eleitoral. O levantamento foi destaque na revista Época online. Segundo o TSE, o ritmo de cassação é de uma condenação a cada 16 horas, tomando-se como base a data da posse de 1º de janeiro.

A tendência é que esse número seja ainda maior. Ocorre que muitas denúncias feitas pelo Ministério Público ou por candidatos derrotados ainda esperam sentenças de juízes de primeira instância. Segundo o levantamento do TRE existem hoje, por exemplo, 15 prefeitos mato-grossenses na berlinda, entre cassados que aguardam o julgamento de seus recursos e outros que já perderam o mandato. Há outros, como os ex-prefeitos Ricardo Henry (PP), em Cáceres; Faustino Dias Neto (DEM), em Santo Antônio do Leverger; e Juracy Resende da Cunha, o Buchudo (PT), em General Carneiro que venceram mas não levaram. Em todos esses casos o segundo colocado assumiu o posto. Já em Novo Horizonte e Araguainha, onde foram cassados os registros de candidatura de Agenor Evangelista da Silva (DEM) e Osmari César Azevedo (PR), respectivamente, haverá novo pleito no próximo dia 31.

Segundo os dados divulgados pelo TSE, o aumento das cassações por compra de votos também foi observado entre os vereadores. Foram 31 cassações de parlamentares a mais que o total registrado entre 2001 e 2008. Desde janeiro, 119 vereadores perderam mandato, mesmo número de prefeitos. Segundo o TSE, mais de 4 mil processos de cassação de prefeitos e vereadores foram protocolados na Justiça em 21 Estados - as outras 5 unidades da Federação não forneceram dados desde a realização das eleições municipais em 2008. Desse total, mais de 3 mil processos mencionavam compra de votos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160407/visualizar/