Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 08 de Maio de 2009 às 02:29
Por: Márcio Falcão

    Imprimir


O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira a existência de quatro casos de gripe suína --a gripe A (H1N1)-- no Brasil: dois em São Paulo, um no Rio, e outro Minas. Segundo o ministro José Gomes Temporão, outros 15 casos suspeitos continuam em análise, e os resultados podem sair ainda nesta sexta-feira (8). O ministério não divulgou, no entanto, em quais Estados há casos suspeitos.Outros 93 casos já foram descartados.

Apesar da confirmação da doença no país, Temporão descartou a necessidade de automedicação e disse que o vírus foi contraído em outros países. "Todos os casos são importados e o vírus não circula no Brasil", disse.

O Ministério da Saúde voltou a afirmar que o Brasil está preparado para enfrentar a doença, já que possui medicamentos para atender até 9 milhões de pessoas.

Segundo Temporão, todos os contaminados são adultos jovens e passam bem. Apenas uma pessoa continua internada --o paciente do Rio-- mas também não oferece risco de contaminar outras pessoas. Três deles vieram do México e um veio dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o ministro, a confirmação da doença não muda a estratégia do Brasil para se prevenir da doença, já que todas as medidas preventivas foram tomadas com antecedência.

Mundo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu nesta quinta-feira que o vírus da gripe suína continua se espalhando pelo mundo e que uma estimativa "razoável" é que chegue a infectar um terço da população mundial.

O balanço mais recente da organização aponta 2.099 casos da doença em 23 países, incluindo 44 mortes --42 no México e duas nos Estados Unidos.

Segundo o balanço da organização, o México continua liderando a lista de países mais afetados pela doença, com 1.112 casos confirmados em laboratório. Este número inclui 42 vítimas da gripe suína.

Já o vizinho EUA reportou 642 casos da doença, incluindo duas mortes --a de um bebê mexicano e de uma mulher, ambos no Texas.

O novo balanço aumenta ainda o número de casos registrados no Canadá, de 165 para 201.

Há ainda casos registrados da doença na Espanha (73), Reino Unido (28), Alemanha (9), Itália (5), França (5), Portugal (1). Irlanda (1), Holanda (1), Áustria (1), Dinamarca (1), Suíça (1), Suécia (1), Israel (4), Nova Zelândia (5), Coreia do Sul (2), El Salvador (2), China (1, em Hong Kong), Guatemala (1), Colômbia (1) e Costa Rica (1).

O nível de alerta pela gripe suína permanece no nível 5, que indica uma pandemia iminente. A contenção da transmissão do vírus, que, segundo a OMS, permanece restrita à América do Norte, levou a OMS a rejeitar elevar o alerta para o nível máximo, seis.

Classificações

São consideradas suspeitas de ter a doença pessoas que tiverem febre alta repentina (acima de 38ºC) e tosse. Também podem estar acompanhadas de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações ou dificuldade respiratória.

Além disso, o paciente deve ter apresentado os sintomas até dez dias depois de sair de países que reportaram casos pela influenza A (H1N1) ou ter tido contato próximo, nos últimos dez dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de contaminação.

São monitoradas pessoas que chegaram de países afetados, com febre não medida e tosse. De acordo com o ministério, o paciente também pode apresentar um dos sintomas apontados na definição de caso suspeito.

Também são monitorados viajantes procedentes de voos internacionais, nos últimos dias dias, de países não afetados pela doença e que apresentaram sintomas conforme definição de caso suspeito.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160418/visualizar/