Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 06 de Maio de 2009 às 13:11

    Imprimir


Iniciativa pretende garantir a proteção de passageiros nos dias de sol e chuva

Os vereadores Aníbal de Oliveira (presidente) e Benedito Hudson Monteiro e Mayer (Vice) tiveram indicação aprovada pelos colegas parlamentares que demonstra a necessidade de mostrando-lhes a necessidade da restauração ou construção de sete abrigos de parada do transporte coletivo de passageiros de ônibus em vários pontos da cidade, como nas saídas para a Zona Rural (Santaninha, Barreirão e São Francisco) e para o município de Arenápolis, nas praças São Benedito e Edgar de Araújo e no ponto final da Cohab Santo Antônio.

Os parlamentares justificaram a proposição no sentido de proteger a população que depende exclusivamente do transporte coletivo, e ficam expostos ao sol e chuva sem nenhuma proteção. “Assim podemos oferecer aos munícipes segurança, conforto, comodidade e bem-estar para os que utilizam o transporte público” enfatizou Benedito Hudson, o Bidú.

Anibal de Oliveira sugeriu que o Poder Executivo elabore um projeto de lei para que as entidades, pessoa físicas e jurídicas possas adotar um abrigo, ou seja, a empresa assina um termo de parceria com a prefeitura, podendo afixar na área adotada, sua publicidade comercial, sendo o adotante responsável pela preservação e manutenção do abrigo.

O vereador Bidú, teve aprovada indicação que será encaminhada ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ruberley Gomes de Resende, apontando a necessidade de que o município firme convênio com a Empaer de Mato Grosso, visando à aquisição de cinco mil mudas de NIM INDIANO, para que sejam distribuídas aos produtores e assentados da Zona Rural de Nortelândia.a

O vice-presidente da Casa de Leis, justificou a matéria salientando que existem hoje no município cerca de 314 famílias assentadas pelo programa Nacional da Reforma Agrária (Pronera), de forma que é importante transformar economicamente as propriedades com projetos que aqueçam a economia, principalmente pelo fato de a grande maioria dos produtores serem ligados agricultura familiar.

O que é NIM INDIANO

O Nim é uma espécie nativa da Índia. Atualmente encontra-se disseminada em vários países, principalmente da América Central, América do Norte e América do Sul. No Brasil, cerca de cinco milhões de árvores já foram plantadas em diversas regiões. O Nim é bastante conhecido por ser uma árvore de múltiplos usos e seu poder como inseticida está sendo testado com sucesso.

É capaz de alterar a metamorfose, reduzir a fecundidade e inibir a alimentação de 413 espécies de insetos. Da mesma família do mogno, o nim é ideal para a fabricação de móveis finos e artesanato. Como é rica em tanino, a planta é resistente aos ataques de cupim e de traça

Utilizações do Nim

Agricultura: As folhas e o óleo de NIM, resultado do processamento dos frutos de NIM a partir do quarto ano, são muito utilizados para o controle de aproximadamente duzentas pragas na agricultura, como: pulgões, cochonilhas, moscas das frutas, largatas, tris, besouros, vaquinhas, caramujos, traças, cupins, brocas, nematóides entre muitas outras.

Pecuária: O extrato de Nim e o óleo de Nim são excelentes carrapaticidas, bernicidas e vermicidas.

Uso Doméstico: O extrato do Nim e o óleo de Nim são eficientes controladores das seguintes pragas domésticas: baratas, moscas, pernilongos, borrachudos, pulgas, piolhos, formiguinhas caseiras, traças entre outras.

Saúde Pública: Pragas como a Dengue, barbeiros e malárias podem ser controlados com a pulverização a base de óleo de Nim. Já existem diversos trabalhos em andamento neste sentido nos estados de Goiás, Ceará e Paraíba. Cuba é um dos países que possui grande experiência da utilização de Nim na saúde pública com grande sucesso.

Medicina Humana: O principio ativo do Nim é muito utilizado para o controle de muitas doenças que acometem os seres humanos pelos seus efeitos: Antiviral / bactericida / fungicida / antiinflamatório / analgésico / antihelmíntico / estimulante do sistema imunológico / anticâncer / anticáries / efeitos contra a diabetes / antifadigas crônicas / antidor de cabeças, etc.

Arborização Urbana: Por ser uma espécie florestal perene, bonita, de copa arredondada e possuir sistema radicular não agressivo, se presta muito bem para arborização urbana.

Cosméticos: Pasta de dente, cremes para a pele, pomadas para picadas de insetos, pomadas para furúnculos, cremes contra acne e muitas outras.

Reposição florestal e Reserva Legal: O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) emitiu parecer favorável à reposição florestal com a espécie Nim.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160559/visualizar/