Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Abril de 2009 às 00:57

    Imprimir


A OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o alerta para a gripe suína do grau 3 para o grau 4, em escala que vai de 1 a 6, nesta segunda-feira. Quanto mais alto o grau, maior o risco de contaminação.

O nível 4 é caracterizado pela transmissão de humano a humano e espalhada em nível de comunidades. O grau 5 é declarado quando há focos em mais de dois países de uma mesma região; e o 6, quando a pandemia é oficial. Essa escala da OMS foi feita em 2005 devido à gripe aviária.

No México, a gripe suína contaminou mais de 1.600 pessoas e matou 22 --esse número pode chegar a 149, se exames laboratoriais apontarem gripe suína como causa da morte em todas as suspeitas. Nos Estados Unidos, o número de casos confirmados é de 40, sendo 20 apenas na cidade de Nova York, em um grupo de alunos de uma escola particular católica que viajou para o México recentemente. No Canadá, há sete casos confirmados.

Foram confirmados casos também na Europa --um na Espanha e dois na Escócia.

No total, 11 países --Colômbia, Suíça, Dinamarca, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Suécia, China (em Hong Kong), França, Peru e Alemanha-- investigam casos de suspeita de gripe suína, sempre envolvendo passageiros que estavam em trânsito no México ou pessoas que tiveram contato direto com esses passageiros.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou na noite desta segunda-feira uma nota informando que acompanha o estado de saúde de 11 pessoas que vieram dos países afetados pela gripe suína com os sintomas da doença. De acordo com o órgão, no entanto, nenhum caso foi confirmado até a noite desta segunda-feira.

Segundo o órgão, três casos estão sendo investigados em Minas, dois no Rio, dois no Amazonas, outros dois no Rio Grande do Norte, um em São Paulo e o último no Pará. As pessoas estão sendo monitoradas pelas respectivas secretarias estaduais de Saúde.

O Ministério da Saúde pede que viagens desnecessárias sejam adiadas e que os brasileiros que viajarão para México e EUA usem máscaras cirúrgicas, para evitar contágio.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160779/visualizar/