Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Abril de 2009 às 16:11

    Imprimir


Os contribuintes que possuem dívidas com a União sendo executadas na Justiça terão seus dados colocados na internet. A lista será divulgada a partir de 1º julho no endereço www.pgfn.gov.br e será atualizada a cada 30 dias. Hoje, estão em execução as dívidas de mais de 2 milhões de contribuintes, mas nem todos serão incluídos nessa lista. Ficam de fora, por exemplo, aqueles que estejam inscritos em algum programa de pagamento parcelado ou que conseguiram suspender o processo na Justiça.

A medida faz parte de uma portaria da PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. De acordo com o procurador-geral da Fazenda Nacional, Luís Inácio Lucena Adams, a divulgação desse tipo de lista está prevista no Código Tributário Nacional e no Código de Defesa do Consumidor.

"Isso dá mais transparência, seja para o devedor saber localizar o problema dele, seja para quem for fazer uma operação com esse contribuinte", afirmou.

A Procuradoria vai permitir também que os contribuintes que estão na lista possam regularizar sua situação fazendo o pedido pela internet. A PGFN terá cinco dias úteis para responder ao pedido de regularização. Caso esse prazo não seja cumprido, o nome será excluído da lista até que haja uma resposta.

"Se a Procuradoria demorar dois anos para responder, ele fica dois anos fora da lista", afirmou Adams.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162244/visualizar/