Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Março de 2009 às 08:05

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Recife, que já tem "lado" para as eleições ao governo de Pernambuco, em 2010, e criticou o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Lula afirmou que vai apoiar a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB).

"Aqui no Estado de Pernambuco eu tenho lado, e meu lado é Eduardo Campos. Nós temos uma aliança estratégica nacional e nós vamos continuar trabalhando juntos", afirmou, em entrevista à Rádio Jornal.

O presidente disse que não entende por que Jarbas tem atacado o governo federal.

"Eu sempre tratei o senador Jarbas Vasconcelos tão bem, não sei por que ele, eleito senador, tem agredido tanto o governo. Aliás, tem agredido o Bolsa Família, tem dito que é esmola", disse Lula.

Segundo o presidente, Jarbas --governador de Pernambuco de 1999 a 2006-- recebeu mais recursos do governo federal quando Lula era já presidente do que quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ocupava a Presidência da República.

"Parece que os governantes tinham birra e não ajudavam Pernambuco, mesmo quando o governador era aliado deles. Pernambuco parecia predestinado ao esquecimento", disse.

Eduardo Campos e Jarbas apareceram empatados tecnicamente em dois possíveis cenários na disputa pelo governo, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem pela Folha.

Crise

Lula esteve em Pernambuco para inauguração da primeira fábrica da Sadia no Nordeste, em Vitória de Santo Antão (60 km de Recife), e de um trecho da expansão do metrô da região metropolitana do Recife. A obra, que tem conclusão prevista para novembro de 2010, integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e recebeu investimento total de R$ 392,3 milhões.

Lula disse que o país já passou pelo período mais difícil da crise econômica. "Eu acho que o período mais difícil nós já vivemos em outubro, novembro, dezembro e janeiro. Se vocês atentarem, o número de empregos do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] do mês de fevereiro, já não foi negativo, foi positivo. Nove mil empregos a mais foram criados no mês de fevereiro. É pouco, mas é um sinal extraordinário", disse Lula.

Lula classificou ainda de "asneira profunda" a crítica de que teria demorado a tomar providências quanto à crise.

"A crise começou nos Estados Unidos em setembro de 2007 e só foi chegar aqui em agosto de 2008. E, assim que ela chegou, eu duvido que tenha tido, no mundo, um governo que tenha tomado as medidas com a habilidade e com a rapidez que nós tomamos. E vamos tomando", afirmou.





Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162854/visualizar/