Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 26 de Junho de 2013 às 10:50

    Imprimir


Osvaldo Praddo / Agência O Dia
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que as denúncias sobre a postura truculenta de agentes do Bope na operação que deixou nove mortos no Complexo da Maré, zona norte, serão apuradas. A ação, que correu entre a noite de segunda-feira (24) e manhã de terça (25), foi iniciada após um grupo de criminosos aproveitar manifestação na avenida Brasil para fazer um arrastão.


 
Entre os mortos estão o sargento do Bope Ednelson Jerônimo dos Santos, de 42 anos, e ao menos cinco suspeitos. A polícia confirmou que Eraldo Santos da Silva, uma das vítimas fatais, não tinha ligação com o tráfico local, o que causou revolta em moradores do conjunto de favelas. Os outros dois mortos não haviam sido identificados até a manhã desta quarta-feira (26).


 
Em entrevista à Rádio CBN, Beltrame admitiu que a região da Maré ainda sofre com domínio de criminosos e que, por isso, a polícia acaba obrigada a agir de forma mais contundente.


 
— A lógica da polícia não é de guerra. Mas quando você tem um local com essa complexidade, isso infelizmente acontece. Lógico que não há justificativa para morte de inocente e nem para a morte do sargento do Bope. Mas infelizmente a área da Maré ainda sofre com isso, assim como outras comunidades, como Antares e Coreia [zona oeste], por exemplo. Mas independentemente de qualquer coisa, possíveis excessos por parte dos policiais serão apurados.


 
O secretário confirmou que a ocupação do Complexo da Maré pelas forças policiais está muito próxima. De acordo com ele, o planejamento já foi traçado e finalizado.


 
— Está tudo pronto. A ocupação da Maré está muito próxima. Vamos agir com o critério que sempre agimos para a instalação de UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Temos eventos importantes no Rio e vamos continuar aquilo que foi planejado. Já temos contato com as pessoas da Maré. Tudo isso no sentido de irmos conversando e ver, junto com eles, o momento para ocupar em definitivo.


 
Em relação à operação do Bope, Beltrame disse desconhecer que algumas das vítimas tenham sido mortas a facadas.


 
— Pelo que sei não há esse tipo de notícia por parte da Polícia Civil.


 
Saindo em defesa da política de segurança pública hoje adotada no Estado, Beltrame frisou que o Rio sofre com o domínio e guerra do tráfico há décadas. Por isso, segundo ele, o confronto em certas ocasiões se faz inevitável.


 
— O Rio sofre com isso, há 10, 20, 30 anos. Então é lógico que alguma áreas ainda sofram com esse tipo de coisa. Temos de ocupar as áreas. Mas tenho certeza que a Maré, em alguns meses, será um cenário fora desse contexto.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16315/visualizar/