Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Fevereiro de 2009 às 15:29
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


Aproximadamente 70 mil cabeças de todo rebanho bovino do Estado deverão ser imunizados na faixa da fronteira até dia 28 de fevereiro. Os pecuaristas das 630 propriedades que estão localizadas num raio de 15 km da fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia devem cumprir o antigo cronograma de imunização dos animais e continuar vacinando o seu rebanho no mês de fevereiro.

Mato Grosso terá apenas duas etapas de vacinação contra a febre aftosa, uma em maio para animais de 0 a 24 meses e outra em novembro para animais de mamando a caducando. A redução da obrigatoriedade da vacinação de três para duas etapas, com autorização do Ministério da Agricultura, era um pedido antigo do setor, que só foi possível após o parecer favorável com base em estudos de campo e científicos, além dos excepcionais índices de vacinação.

De acordo com Decio Coutinho, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) como a Bolívia ainda não foi reconhecida como área livre da febre aftosa, os rebanhos das regiões que compreendem os municípios deverão ser imunizados três vezes ao ano contra a doença. “Nestas localidades temos que manter a segurança e impedir que o rebanho estadual seja contaminado com a febre aftosa. A nossa expectativa é de cumprirmos todo o cronograma de acompanhamento nas fazendas no prazo estipulado que encerra na próxima semana”, disse.

Segundo o médico veterinário Roberto Renato Pinheiro da Silva, da Coordenadoria de Controle das Doenças dos Animais (CCDA), a realização da vacinação é de responsabilidade do IIndea, com 20 equipes de servidores da instituição e 20 vacinadores irão realizar os trabalhos de imunização do rebanho utilizando pistolas oficiais.

“Tendo em vista a necessidade de mantermos a imunidade do rebanho jovem nas áreas de maior risco para reintrodução do vírus da febre aftosa é importante o produtor rural dos municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Porto Esperidião, que possui propriedade no raio de 15 Km da Fronteira com a Bolívia, realize a vacinação de todos os bovinos e bubalinos de 0 a 12 meses até dia 28 de fevereiro,” alertou o coordenador.

O Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa), financiou a vacina para os produtores desta região. O fundo adquiriu as 80 mil doses da vacinas e contratou os vacinadores.

Fefa - Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa) é uma entidade civil mantida pelos pecuaristas, indústrias frigoríficas e empresas de leilões, em parceria com o Governo Federal e Estadual, por meio da Delegacia de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DFA/MT) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), órgão responsável pela execução do programa de erradicação da Febre Aftosa.

Um dos principais objetivos da criação do fundo que completa 14 anos é a fomentação das ações emergenciais do programa de erradicação da febre aftosa, e em sua constituição prevê ações emergenciais e futuras indenizações após a erradicação da doença e suspensão da vacinação.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).





Fonte: Assessoria Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164269/visualizar/